2014 – Unileste Cidadã

Professor Coordenador: RICARDO JOSE RABELO
Curso: Educação Física

Resumo
O projeto Academia de Musculação do UnilesteMG, privilegia o atendimento à comunidade interna da IES, aos funcionários e seus dependentes bem como também aos alunos dos diversos cursos conjuntamente com o estágio supervisionado do Curso de Educação Física. Tem por objetivo principal proporcionar especificamente aos alunos da graduação em Educação Física e aos demais cursos da área da saúde a oportunidade de vivenciar na prática as ações que serão desenvolvidas no seu campo de trabalho. Com ações voltadas para o atendimento das comunidades internas e externa busca também oferecer uma prática de atividade física orientada pautada sobre os mais modernos conhecimentos científicos de treinamento. Atualmente a Academia de Musculação conta com um prof. Coordenador, estagiários do curso de Bacharelado em Educação Física e aproximadamente 158 alunos entre comunidade interna e externa. Espera-se que para o próximo semestre haja um aumento significativo do número de atendimentos

Professor Coordenador: BETINNA ALMEIDA DE TASSIS
Curso: Administração

Resumo
O projeto propõe a realização do evento Seminário Empreender Social que apresenta o registro das atividades realizadas nos Laboratórios de Desenvolvimento Empresarial, onde alunos do Curso de Administração, apoiados por professores, oferecem serviços de assessoria e consultoria a entidades sociais, além de realizar projetos de consultoria multidisciplinares em programas institucionais.

Professor Coordenador: DAHYANA SIMAN CARVALHO DA COSTA
Curso: Direito

Resumo
O projeto Consumidor Consciente é uma ação extensionista, promovida pelo Curso de Direito, com participação dos discentes, sob orientação de professores do Curso. Será realizado em diversas entidades da sociedade civil organizada para os cidadãos consumidores. As principais finalidades do projeto são, a aplicação prática do conteúdo teórico adquirido pelos discentes na sala de aula e em grupos de estudos e a promoção do conhecimento das leis sobre os direitos e deveres dos consumidores, previstos na legislação em vigor. Os temas abordados propiciarão mudança sócio-cultural do público alvo por meio do conhecimento de seus direitos e deveres, nos termos da lei e esclarecimentos quanto à sua aplicabilidade no âmbito individual e também

Professor Coordenador: KENIA DE SOUZA BARBOSA
Curso: Arquitetura e Urbanismo

Resumo
O projeto “Educação Urbana” – Plantando sementes para uma “cidade de todos” visa à formação integral das crianças, alunos e professores; e propõe estimular na criança a cidadania a partir da percepção do meio onde vive e do reconhecimento dos elementos da arquitetura e do urbanismo, preparando-a para o exercício de convivência no espaço urbano e assim contribuir para reativar os papéis dos cidadãos na co-responsabilidade com as cidades. Será realizado, para tanto, o planejamento, a produção, a execução de atividades, tais como oficina, documentário, circuitos guiados, jogos e análise dos resultados das atividades desenvolvidas no ambiente interno do Unileste e em escolas públicas da RMVA. A comunidade acadêmica do Unileste se fará presente através da participação de professores das disciplinas dos cursos envolvidos – como arquitetura, pedagogia e psicologia -, que vão orientar e acompanhar as atividades desenvolvidas pelos alunos, para desenvolver habilidades práticas de aplicação da teoria aprendida como forma de crescimento profissional.

Professor Coordenador: BETINNA ALMEIDA DE TASSIS
Curso: Administração

Resumo
O projeto consolida ações de responsabilidade social e voluntariado realizadas através de intervenções em entidades, campanhas sociais e ambientais,projetos de cidadania corporativa. O projeto realiza interface com diversos projetos de extensão do Unileste desenvolvendo ações de cidadania através da promoção de evento de cultura, arte, lazer, educação e serviços sociais, em parceria com entidades sociais, Ong’s e instituíções públicas e privadas. Prevê a participação na organização do Dia V,integrando ações da ABMES, apresentando à comunidade os diversos serviços da diferentes áreas de saber, envolvendo alunos de diversos cursos, inaugura-se uma ação capaz de se estender por um ano inteiro e de transformar muitas vidas.

Professor Coordenador: FERNANDO CESAR LEMOS MORAIS
Curso: Ciências Contábeis

Resumo
O Curso de Ciências Contábeis oferece a condição para que seja feita a declaração de imposto de renda pessoa física daqueles contribuintes que não tem acesso a essa tecnologia, no intuito de atender aos anseios da população mais carente. Esse projeto tem também como objetivo propiciar que os alunos tenham contato com a prática e com o público através da realização das declarações de IRPF.

Professor Coordenador: ANIZAURA LIDIA RODRIGUES DE SOUZA
Curso: Psicologia

Resumo
O projeto se iniciou em 2006, fruto de reflexões que emergiram na disciplina curricular “Psicologia Comunitária”, ofertada aos alunos do 5º período do curso de Psicologia. Consideramos que a universidade tem a responsabilidade de reverter à comunidade a aplicação do saber construído e reafirmar a importância de aproximação entre esses dois campos. Aperfeiçoado para atender a diferentes grupos e comunidades o projeto tem como objetivo central contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos participantes, além de proporcionar ao aluno extensionista a prática em psicologia social comunitária permitindo aprimorar sua atenção à comunidade. Em 2008 fomos indicados a concorrer ao Prêmio Nacional dos 60 Anos em Direitos Humanos e posteriormente integrado ao Programa Unileste Cidadã. As atividades estão voltadas para atenção à todos os segmentos comunitários, capacitação para o trabalho, o rendimento e a economia sustentável, com ênfase na elaboração de conhecimentos possibilitadores de transformação social e no treinamento de multiplicadores. Atualmente o projeto é um campo fértil para a realização de pesquisas, desenvolvidas pelos alunos que se encontram em fase de trabalhos de conclusão de curso e bolsistas do PIC, realização dos estágios, além de proporcionar a prática interdisciplinar entre outras disciplinas do curso. A sua condução proporciona vivências que se refletem no modo de ser do extensionista que assumi o compromisso com a sua formação promovendo a auto gestão

Professor Coordenador: ALINE CRISTIANE LEMOS FERREIRA
Curso: Psicologia

Resumo
O Laboratório de Psicologia Organizacional e do Trabalho – LABPOT pretende a prestação de serviços de consultoria na área de Psicologia Organizacional e do Trabalho, com objetivo de oferecer ao micro e pequeno empresário, dem como au autônomo e trabalhadores da região serviços de qualidade sem custo, com o intuito de otimizar as relações de trabalho, prezando a importância do capital intelectual, bem como seu valor agregado para a instituição, tornando mais acessíveis os serviços de psicologia neste contexto e possibilitando ao graduando de Psicologia o aprimoramento de seu espírito empreendedor, aliando os ensinamentos teóricos e o exercício da prática supervisionada.

Professor Coordenador: JENS ERIK HANSEN
Curso: Ciências Contábeis

Resumo
O Curso de Ciências Contábeis oferece a condição para que sejam realizados atendimentos de consultoria contábil e fiscal a microempreendedores, microempresários, pessoas físicas e entidades, de forma a possibilitar que os alunos tenham contato com a prática e com o público por meio dessa atividade.

Professor Coordenador: ANTONIO HONORIO FERREIRA
Curso: Psicologia

Resumo
Este projeto tem como objetivo geral para os discentes inseri-los no contexto das políticas sociais, incentivando-os ao comprometimento com o bem-estar social e transformação da realidade, e para a comunidade, incrementar ações de proteção social que visam à garantia da vida, à redução de danos e à prevenção de incidência de riscos, favorecendo o empoderamento, a emancipação e o fortalecimento das famílias. Trata-se de um projeto de intervenção psicossocial, que terá como método de trabalho o atendimento das famílias em encontros semanais, nos quais se utilizarão técnicas de dinâmica de grupo, além de visitas domiciliares e investigações científicas. Espera-se que, ao final de nove encontros, a cada semestre, as famílias envolvidas tenham alcançado uma transformação da percepção do mundo em que vivem, bem como obtenham a consciência dos recursos intrínsecos que possuem e que podem utilizar e das novas redes de relações que podem estabelecer para alcançar um lugar de sujeitos de sua própria história.

Professor Coordenador: DEMETRIO RENO MAGALHAES
Curso: Sistemas de Informação

Resumo
O projeto Infosol: – contribui no processo de democratização da informação; – oferece alternativas de profissionalização e inserção no mercado de trabalho com jovens em comunidades carentes; _ atua diretamente na formação do indivíduo com o instrumento informático. A atuação do projeto consiste em : – suportar a elaboração de projetos de laboratórios de informática (hardware/software); – elaborar material pedagógico para os diferentes cursos; – preparar instrutores/profissionais informáticos.

Professor Coordenador: DANIELLY BORGES GARCIA
Curso: Arquitetura e Urbanismo

Resumo
O Projeto RECOM – Rede Construir Melhor está em andamento desde fevereiro de 2013. Trata-se de um programa de assistência habitacional e de capacitação de mão de obra do Curso de Arquitetura e Urbanismo, devidamente cadastrado nas atividades de Extensão do Unileste. Neste programa são executados projetos de melhorias habitacionais pelos estudantes do CAU, capacitação de mão de obra, através de cursos específicos da construção civil e plano de manejo de resíduos da construção civil. No primeiro semestre de 2013, os estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo finalizaram os projetos de melhorias de aproximadamente 20 habitações precárias em Coronel Fabriciano. A execução desses projetos acontecerá através da mão de obra capacitada pelos cursos do RECOM e através das doações de materiais de fornecedores parceiros ou de pessoas físicas que estejam em processo de descarte de resíduos da construção civil. A seleção e promoção desses resíduos será fruto de uma pesquisa de Iniciação Científica aplicada ao caso do Vale do Aço. Os projetos arquitetônicos de melhorias habitacionais devem contemplar a utilização desses resíduos. Trata-se, portanto de um projeto de reaproveitamento de resíduos da construção civil, que estamos denominando Brechó da Construção Civil. Além da interface direta com a pesquisa, este projeto contempla a disciplina de Estúdio Vertical I e Estúdio Vertical II, onde os estudantes matriculados nestas disciplinas obrigatórias participam das atividades do projeto.

Professor Coordenador: JULIANA RAMOS FIORAVANTE ZULIANI
Curso: Engenharia Civil

Resumo
Uma questão importante na melhoria da qualidade do ensino é a formação continuada do professor. Nesse sentido, considerando que o uso de ferramentas computacionais é uma das possibilidades didáticas em sala de aula e que ocupa papel de destaque nas orientações expressas nos Parâmetros Curriculares Nacionais, este curso oferece aos professores uma oportunidade de se atualizar para o ensino de matemática. Além disto, muitas escolas públicas possuem laboratórios de informática e uma das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação é a implantação de laboratórios de informática para todas as escolas públicas. Sendo, portanto, necessário que estes professores estejam preparados para efetivamente utilizar dos recursos que estarão disponíveis afim demelhorar a qualidade de suas aulas, colocando-se numa melhor posição profissional. O projeto também visa trabalhar com alunos do ensino fundamental a matemática através do lúdico. Seja através de softwares, dinâmicas ou jogos, o projeto pretende desenvolver o raciocínio lógico dos alunos, mostrando que a matemática também pode ser desenvolvida com criatividade. Essas atividades estarão relacionadas aos cursos de engenharias, através de conteúdos e disciplinas ofertadas no Unileste.