2014 – Ações Educativas em Saúde, Meio Ambiente e Conhecimento Sustentável

Professor Coordenador: CLAUDIA DINIZ PINTO COELHO
Curso: Engenharia Ambiental e Sanitária

Resumo

Professor Coordenador: JUSSARA BOTTO NEVES
Curso: Enfermagem

Resumo
O projeto “Atendimento e Promoção da Saúde ao Portador de Ferida Crônica” é de característica assistencial e tem como proposta efetuar o atendimento e acompanhamento dos portadores de ferida crônica e promoção da saude daqueles pacientes com risco para lesão cutânea, visando a cura e reabilitação dos mesmos; visa também proporcionar atividades interdisciplinares de ensino para alunos de graduação da área de saúde e produzir pesquisas visando a implementação de inovações na prática. O público-alvo são os pacientes usuários do CRG que possuem feridas crônicas ou tem risco para seu desenvolvimento, atualmente têm-se aproximadamente 30 pacientes com feridas crônicas. As atividades principais do projeto são: educação em saúde, realização de curativos, acompanhamento interdisciplinar (enfermagem, fisioterapia e farmárcia) e desenvolvimento acadêmico dos alunos.

Professor Coordenador: TANIA GONCALVES DOS SANTOS
Curso: Ciências Biológicas

Resumo
A utilização de modelos dinâmicos e modernos de material didático para o ensino de Ciências e Biologia se faz necessária, frente a uma nova forma de aquisição de informações e formação de alunos. Dessa forma, professores devem manter-se continuamente atualizados com as novas mídias e como utilizá-las em seu cotidiano escolar. Além disso, a relevância da produção e divulgação de materiais didáticos para o ensino de Ciências Biológicas é clara e inquestionável e, nesta perspectiva, elaboramos um projeto que visa demonstrar como a produção do material didático pode partir de resultados da pesquisa realizada no ensino superior, com baixo custo e muita integração professor/aluno/aprendizagem neste processo.

Professor Coordenador: MANUEL CAMELA RAFAEL
Curso: Engenharia Elétrica

Resumo
O projeto compreende o ensino da teoria e prática sobre a eletricidade e instalações elétricas residenciais e comerciais, objetivando capacitar os participantes para a empregabilidade na área elétrica, muito em particular, no que envolve a leitura/interpretação de projetos, a elaboração de projetos elétricos residenciais e comerciais e a realização de trabalhos em manutenção de instalações elétricas residenciais e comerciais. O processo de ensino-aprendizagem envolve aulas teóricas, aulas de práticas laboratoriais, aulas práticas com software autocad de elaboração de projetos elétricos e visitas técnicas de campo a obras de instalações elétricas residenciais e comerciais.

Professor Coordenador: CRISTIAN DE SOUZA FREITAS
Curso: Engenharia de Produção

Resumo
O crescimento econômico transformou o Brasil em um grande canteiro de obras. Na mesma passada, os prejuízos com os acidentes do trabalho também aumentaram. Na nossa região, é fato visível este crescimento bem como os problemas que ele trás para a segurança do trabalho. Assim, este projeto visa vivenciar a segurança do trabalho em canteiros do obras, trazendo o aluno para perto desta área do conhecimento, extrapolando o ambiente de sala de aula. A visita de campo é parte sustentável do projeto pois os alunos se inserem nas obras podendo vivenciar experiências de gestão de segurança e de pessoas.

Professor Coordenador: CRISTIAN DE SOUZA FREITAS
Curso: Fisioterapia

Resumo
O projeto realizará visitas a escolas públicas e privadas do Vale do Aço, desenvolvendo palestras, aferindo a pressão arterial, desenvolvendo ações que aglutinem crianças, pais e responsáveis e professores, sobre os cuidados com os fatores de riscos modificáveis para a HAS.

Professor Coordenador: GILCE APARECIDA QUINTAO CASTRO
Curso: Direito

Resumo
Trata-se de uma proposta de ação extensionista que visa à discussão e divulgação de informações relativas à responsabilidade civil, administrativa e penal do professor no exercício da docência no ensino público, buscando as pacificações doutrinárias e jurisprudenciais, como o da obrigação da guarda e vigilância em relação ao aluno das séries iniciais ao ensino médio, em especial, na rede de ensino municipal e estadual do Município de Coronel Fabriciano/MG.Busca-se também aprofundar em informações relativas aos contratos que são firmados no interior da escola e que impõem limites à liberdade,proibições, deveres e obrigações no exercício da docência.

Professor Coordenador: CLAUDIA DINIZ PINTO COELHO
Curso: Engenharia Ambiental e Sanitária

Resumo
A degradação da qualidade da água é conseqüência da poluição natural e antropogênica. A poluição antropogênica vincula-se principalmente ao uso inadequado do solo, lançamento de resíduos e esgoto nos corpos d’água, deposição de animais mortos, agrotóxicos e outros poluentes. Os efeitos cumulativos destas atividades resultam em mudanças significativas, não somente nos rios, mas também nos ecossistemas adjacentes. Nestas mudanças estão incluídas: degradação da qualidade de água; perda do habitat para peixes e animais e de valores recreativos e estéticos do ambiente. A Educação Ambiental é instrumento importante para a formação de uma sociedade capaz de definir novas posturas em relação ao ambiente, esta poderá contribuir de maneira significativa na redução dos impactos das atividades antrópicas e consequentemente na qualidade dos recursos hídricos. Os objetivos do presente trabalho são desenvolver atividades de educação ambiental direcionadas professores da rede Estadual de ensino da RMVA introduzindo tecnologias sociais de proteção dos recursos hídricos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida. Serão realizadas oficinas onde as temáticas: preservação dos recursos hídricos, lixo e recuperação ambiental, serão abordadas de forma lúdica e interativa. A estrutura das oficinas e as abordagens serão definidas em conjunto com a Superintendência de Ensino para atendimento de suas necessidades de capacitação de professores.

Professor Coordenador: ALINE FERREIRA TAVEIRA
Curso: Engenharia Química

Resumo
O objetivo desse projeto é usar o lado lúdico dos experimentos de Química para despertar em estudantes do Ensino Fundamental o interesse por Ciências. Nesse projeto, os graduandos do curso de Engenharia Química produzirão roteiros de experimentos, utilizando substâncias do dia-a-dia, que serão utilizados na execução das atividades em sala de aula. A realização das atividades envolverá uma parceria com os professores de Ciências, buscando uma relação com o conteúdo teórico ministrado em sala de aula.

Professor Coordenador: ANA CRISTINA POLETTO CHAVES
Curso: Farmácia

Resumo
As atividades desenvolvidas nas parcerias universidade-comunidade são um mecanismo viável para implementar os programas de promoção à saúde. Elemento chave para o sucesso dessas parcerias é a ênfase na capacidade de construção/aprendizado do acadêmico. Levando em consideração a relevância daquelas parcerias, as ações em saúde e o êxito do projeto desde 2005, ressalta-se a importância do projeto para todos os atores sociais envolvidos. O projeto tem como objetivo principal a promoção da saúde nas comunidades menos assistidas, de menor desenvolvimento socioeconômico dos municípios do VA através de tendas temáticas com orientações em áreas específicas. Outro objetivo do projeto é colaborar na divulgação das informações de educação em saúde, usando a metodologia das tendas temáticas, em empresas e escolas da região do VA, porém com temas mais específicos, atendendo a necessidades pontuais dos parceiros. As atividades serão desenvolvidas pelos alunos do curso, através de orientações sobre saúde/doença em tendas montadas em diferentes localidades, de acordo com cronograma estruturado no início de cada semestre. Espera-se que este projeto aumente de forma contínua o número de pessoas orientadas através das parcerias também c outros cursos instituição que desenvolvem projetos semelhantes, e que podem ter maior abrangência se realizados conjuntamente, permitindo proporcionar melhorias na qualidade de vida da população e possibilitando uma construção mais ampla do aprendizado do aluno

Professor Coordenador: JUSSARA BOTTO NEVES
Curso: Enfermagem

Resumo
O rádio é um dos meios de comunicação com maior penetração na sociedade brasileira até os dias de hoje. É inquestionável a influência que este meio exerce sobre a população brasileira. Este importante meio de comunicação pode ser utilizado pela Enfermagem como instrumento para melhorar a humanização das ações de saúde como veiculo para informar. Trata-se de um estudo descritivo qualitativo, que será realizado todas as quintas feiras no horário de 11 às 12 horas na Radio Educadora AM 1010 de Coronel Fabriciano-MG, no Programa Microfone Aberto comandando pelo Radialista Roberto Nogueira.

Professor Coordenador: CLEBER RIBEIRO JUNIOR
Curso: Ciências Biológicas

Resumo
Faz parte do conteúdo das disciplinas de ciências e biologia a caracterização de animais vertebrados, que na maioria das vezes o aluno conhece apenas através de imagens em livros didáticos e∕ou internet, uma vez que há carência desse material didático nos laboratórios de muitas escolas. Portanto, o objetivo principal do projeto está atrelado à disponibilidade de modelos taxidermizados de vertebrados, que serão usados como material didático em aulas demonstrativas. Com o intuito de suprir a demanda da ausência de material prático nas aulas de vertebrados, a utilização dos modelos taxidermizados contribuirá para o enriquecimento do aprendizado. A elaboração dos modelos taxidermizados será realizada pelos alunos do curso de Ciências Biológicas do Unileste, que também estarão envolvidos na participação das aulas nas escolas e no laboratório de Zoologia de Cordados, através da orientação do professor coordenador do projeto. Essas atividades são importantes para a formação dos futuros biólogos, pois os mesmos terão acesso à pesquisa no laboratório (práticas de taxidermia) e também a licenciatura (ministrando as aulas). Este projeto faz interfase entre extensão e pesquisa, desenvolvendo pesquisas de iniciação científica através das intervenções extensionistas vinculadas a este projeto. Com o desenvolvimento desse projeto, espera-se despertar nos alunos do ensino fundamental e médio sua capacidade cognitiva, levando-os a refletir e pensar sobre as características dos animais vertebrados, mostrando as diferenças específicas entre os mesmos.

Professor Coordenador: FLAVIA OLIVEIRA JUNQUEIRA
Curso: Ciências Biológicas

Resumo
Os municípios que compõe a região do Vale do Aço, MG sofrem com problemas relacionados às questões ambientais. As causas destes problemas podem ser as construções de residências em encostas de morros, lixo e esgoto despejado nos cursos d’água. Desde modo, surge a necessidade de intervenções educativas no âmbito escolar, visando à conscientização da comunidade sobre o caramujo-africano e medidas corretas para o controle, bem como, a elucidação sobre a importância da preservação e manutenção da qualidade dos recursos hídricos. Durante as coletas de projetos de pesquisa sobre os moluscos terrestres em Coronel Fabriciano e Ipatinga, os moradores mostravam-se interessados e curiosos, mas demonstram pouco ou errôneo conhecimento sobre este animal. O projeto tem por objetivo desenvolver palestras e atividades lúdicas para alunos das escolas da região do Vale do Aço para a conscientização e preservação dos recursos naturais visando promover melhoria na saúde da população e, consequentemente, na qualidade de vidas das pessoas. Os acadêmicos do curso de Ciências Biológicas irão ministrar palestras e atividades lúdicas para alunos das escolas da região. Os acadêmicos deverão levar conchas e espécimes vivos das espécies de moluscos terrestres que ocorrem no Vale do Aço, bem como, kits de identificação de bioindicadores de qualidade de água.

Professor Coordenador: ANA PAULA DE ALMEIDA CAIXEIRO
Curso: Ciências Biológicas

Resumo
Os resíduos sólidos urbanos são uma das mais sérias formas de desperdício e de agressão ao meio ambiente, sendo compostos por uma fração orgânica que pesa em média 50%, da qual cerca de 1/3 é industrialmente reciclável. A vermicompostagem, representa uma forma sustentável e eficiente de reciclagem utilizando minhocas para a biotransformação destes resíduos orgânicos em húmus, podendo este ser aplicado ao solo para melhorar suas características sem ocasionar riscos ao meio ambiente. O presente projeto tem como objetivos a capacitação de alunos como multiplicadores, atuando junto à comunidade informando sobre a possibilidade e importância de reciclar os resíduos orgânicos domiciliares através da vermicompostagem. Os alunos do UnilesteMG envolvidos no projeto passarão por um treinamento sobre a vermicompostagem no manejo de resíduos orgânicos urbanos, através do uso de apostilas e artigos. Serão elaboradas uma cartilha e material didático para as palestras, contendo informações sobre o uso de minhocas no manejo de resíduos sólidos orgânicos, objetivando uma abordagem mais didática sobre o tema. Seguindo estas etapas serão promovidas palestras educativas para estudantes da rede pública da Região do Vale do Aço, MG, ilustrando a importância da reciclagem dos resíduos sólidos orgânicos e o potencial de manejo destes resíduos com a vermicompostagem.