2016 – Atenção a Criança e Adolescentes

Professor Coordenador: FLAVIA COSTA PINTO E SANTOS
Curso: Educação Física

Resumo
A Academia de Ginástica e Trampolins do Unileste é um projeto de extensão do curso de Educação Física do Unileste que se propõe a atender crianças de 6 a 10 anos, de ambos os sexos, interessadas em aprender acrobacias e outras manifestações ginásticas de forma orientada, com equipamentos oficiais e ambiente adequado. As aulas, que acontecem no campus do Unileste de Coronel Fabriciano (Bloco Q-105) todas as segundas, quartas e sextas-feiras de manhã e à tarde, são ministradas por estudantes do curso de Educação Física sob orientação docente, como forma de estágio supervisionado e/ou voluntariado, envolvendo atividades educativas e socializadoras através das técnicas da ginástica artística, de trampolim, ginástica para todos e artes circenses. Estão previstos no projeto a participação em um evento competitivo e um festival artístico de ginástica por ano, como forma de estímulo ao desenvolvimento das técnicas específicas das modalidades ginásticas por parte dos jovens ginastas e também para maior interação com a comunidade externa. Esse projeto faz parte do Programa de Extensão GINÁSTICA PARA A VIDA, oportunizando aos jovens ginastas, gratuitamente, atividades educacionais diversas após as aulas de ginástica, como, por exemplo, atividades de orientação psicopedagógica, cinema comentado dentre outros.

Professor Coordenador: STELA MARIS BRETAS SOUZA
Curso: Pedagogia

Resumo
Este projeto busca constituir-se num espaço permanente de estudos e práticas investigativas e desenvolvimento de projetos com caráter interdisciplinar. Busca ainda, promover a formação continuada de professores e psicólogos, além dos alunos extensionistas, proporcionando práticas educativas e ludoterápicas para que as crianças possam se desenvolver nos mais diversos aspectos, ou seja, cognitivamente, socialmente e afetivamente. As atividades, agendadas previamente, serão desenvolvidas por meio de oficinas, jogos, brincadeiras, mini-cursos dentre outras. Esse projeto busca também apoiar diversos eventos dos quais a instituição participa, dentre eles o Empreender Social e o Dia do Voluntariado. Esse projeto, em seu formato, propõe ações interdisciplinares com outros projetos de extensão da instituição, dentre eles, Informática na Educação Especial, Formação Continuada para Gestores e professores de creches, Ginástica Olímpica e Cidadania em Ação; bem como com outras instituições. Por fim, este projeto propõe atender a comunidade, quer seja em consultoria na estruturação de brinquedotecas, quer no desenvolvimento de cursos sobre o brincar

Professor Coordenador: MARIA LUCIANA BRANDAO SILVA ASSIS
Curso: Pedagogia

Resumo
O Projeto CIDADANIA EM AÇÃO: PROTAGONISMO ESTUDANTIL NAS ESCOLAS é destinado a jovens entre 11 a 17 anos e constitui-se na realização de atividades como oficinas pedagógicas, cinema comentado e jogos pedagógicos em escolas públicas (municipal e estadual) de Educação Básica. Toma como referência 6 temas geradores( Cultura e Identidade Nacional; Cidadania, Dignidade e Direitos Humanos; Cultura de paz; Desafios da Atualidade; Sustentabilidade) que são atravessados pelos temas transversais ( pluralidade cultural, ética, orientação sexual, meio ambiente, história local ). Tais temas dizem respeito às questões do cotidiano vividas pelos participantes.

Professor Coordenador: TEREZA CRISTINA MONTEIRO COTA
Curso: Pedagogia

Resumo
O Projeto Formação Continuada para Professoras/es da Educação Infantil visa fortalecer as práticas de cuidado e educação nas instituições de Educação Infantil, por meio da formação continuada de profissionais que atuam em creches e pré-escolas, em cidades próximas ao Unileste.Também visa a formação de alunos/as em processo de habilitação em nível médio ou superior.Essa proposta se consolida a partir da realização de oficinas, minicursos e seminários temáticos para professoras/es da Educação Infantil.Para tal conta a participação de dois docentes do curso de Pedagogia, e outros vinculados a projetos que atuam em parceria no processo de formação dos/as professoras/es.O Projeto integra o Programa Acolher do Unileste, juntamente com outros afins a essa discussão.

Professor Coordenador: MARIA APARECIDA DE FARIA GOMES
Curso: Pedagogia

Resumo
O projeto Informática na Educação tem como objetivo principal disseminar a cultura da informática educativa nas escolas de educação básica da rede pública de municípios do Vale do Aço. As ações desse projeto estão articuladas com as pesquisas sobre a temática em questão, também, desenvolvidas no Unileste; com ensino das disciplinas Informática e Educação, Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação e Avaliação do Ensino e da aprendizagem, ambas ministradas no curso de Pedagogia. Estima-se envolver, aproximadamente, trinta professores de escolas da rede estadual de educação de Coronel Fabriciano. Envolverá, também, alunos extensionistas, especialmente, os alunos do PIBID. As ações desenvolvidas, conforme cronograma em anexo, serão orientadas pelas concepções interacionistas de aprendizagem, pelos estudos sobre o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação como ferramenta para aprender e como objeto de estudo.

Professor Coordenador: MARIA APARECIDA DE FARIA GOMES
Curso: Ciências Biológicas

Resumo
O projeto de extensão Informática na Educação, Especial, apresenta-se como proposta que possibilita ampliar as discussões sobre o uso pedagógico das TDICs na educação especial e, assim, vislumbrar seu uso efetivo, também, nessa modalidade de educação e na educação regular inclusiva.

Professor Coordenador: MARCO ANTONIO BRASIL
Curso: Engenharia Mecânica

Resumo
O Projeto MATEMÁTICA EM AÇÃO ARTICULADO NA EDUCAÇÃO BÁSICA é uma iniciativa de professores do Núcleo de Matemática da Escola Politécnica e professores do curso de Pedagogia do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais, Unileste. O projeto visa a interlocução com a Educação Básica na preparação de alunos do Ensino Fundamental para o desenvolvimento de atividades cognitivas relacionadas as áreas de conhecimento da Matemática com uso de objetos de aprendizagem.

Professor Coordenador: FELIPE DE BRITO FREITAS
Curso: Engenharia Civil

Resumo
O projeto Física Divertida é uma iniciativa de professores do curso de Engenharia Civil que visa a interlocução com a Educação Infantil e Básica, atuando em dois segmentos articulados: na formação continuada de professores de Ciências e na preparação de alunos do ensino básico para o desenvolvimento de habilidades cognitivas relacionadas à área de conhecimento da Física e Matemática, com vistas a um maior interesse em tecnologia, física e inserção na educação superior. O projeto pretende, ainda, motivar os alunos para dar continuidade aos estudos, na educação superior, uma vez que, no Vale do Aço, a partir da análise de dados do Censo Educacional, 55% dos alunos concluintes do ensino médio, não se inserem, imediatamente, na educação superior.