Ciências Biológicas

Monitoramento hidrológico é foco de estágio de estudantes do curso de Ciências Biológicas

Os estudantes do curso de Ciências Biológicas do Unileste, Caroline Paula, Davi Cotta Capachi e Kethellin Naiara, realizam atividades de estágio vinculadas ao Programa Usiminas Mobiliza Todos pela Água, no Instituto Interagir. O Programa, em parceria com a Usiminas, tem como foco a preservação do meio ambiente, em especial a qualidade dos recursos hídricos na região do Vale do Aço.

Dentre as ações realizadas pelos estudantes estão o mapeamento, proteção, recuperação e preservação das nascentes da bacia hidrográfica do Ribeirão Ipanema, presente nos municípios que compõem a região do Vale do Aço, além de enriquecer o conhecimento dos acadêmicos acerca das diretrizes e leis que permeiam o trabalho ambiental realizado pelo Instituto.

Segundo a coordenadora do curso de Ciências Biológicas do Unileste, Dra. Isabela Crespo Caldeira, as atividades desenvolvidas pelos estudantes no estágio são de extrema importância tanto para eles quanto para a graduação. “Para os estudantes, é importante porque permite que eles vivenciem o cotidiano da profissão desde o início do curso, compreendam a dinâmica ambiental da região onde residem para que, futuramente, quando profissionais, possam atuar de maneira assertiva mitigando os problemas que se apresentam. Para o curso de Ciências Biológicas, as atividades contribuem grandemente para o desenvolvimento dos nossos projetos pedagógicos, que têm como eixo de formação as ações práticas dos estudantes, a inserção dos graduandos na profissão e na consolidação do conhecimento”, celebra a docente.

Monitoramento hidrológico

O monitoramento hidrológico é um serviço responsável pela avaliação dos recursos hídricos do país. A área trabalha com dados sobre as condições atmosféricas que resultam no volume de chuvas, na vazão de rios, sobre a transferência de água e energia na superfície terrestre e na atmosfera, para que se possa compreender o ciclo da água, a dinâmica dos processos úmidos, as precipitações, entre outros.

No Vale do Aço, o Instituto Interagir realiza esse monitoramento e auxilia a rede de abastecimento de água da região, desde a captação até a distribuição nos municípios, no período de seca. Para o desenvolvimento dessas ações a atuação dos estudantes do Unileste são fundamentais, já que são esses que analisam o cenário e propõem soluções para reduzir impactos ambientais durante o período de estiagem.

Para o acadêmico do 6º período do curso, Davi Cotta Capachi, o estágio no Instituto Interagir, além de ser uma oportunidade de crescer e iniciar a sua jornada profissional, é também a chance de contribuir com a preservação do meio ambiente da região onde mora. “No estágio alinhamos teoria à prática, literalmente. Lá avaliamos vários fatores que contribuem com as mudanças climáticas e que impactam na área da bacia hidrográfica do Ribeirão Ipanema. Entender o processo de preservação hídrica sendo parte do processo me dá a noção de que sou parte disso tudo, que tenho a função de preservar e cuidar do meio ambiente como pessoa e profissional que estou me tornando.”

Instituto Interagir

O Instituto Interagir é uma Organização não Governamental (ONG), braço social da Usiminas, sediado no município de Ipatinga. Foi fundado há mais de 10 anos por um grupo de profissionais multidisciplinares para o desenvolvimento de pesquisas e projetos em prol da melhoria da qualidade de vida do ser humano e do meio ambiente do Vale do Aço.

Publicado por Érica da Costa Soares Rocha

06 maio 2024
Educação Católica: Fermento de Fraternidade para um Mundo Mais Unido
06 maio 2024