Geral
Curso de Psicologia promove roda de conversa sobre substância ayahuasca
O curso de psicologia do Unileste recebeu na noite de ontem, 25, a roda de conversa: “Estudos sobre utilização da substância ayahuasca no tratamento da depressão”. O evento contou com a participação de representantes de vários setores da sociedade para discutir o potencial terapêutico da bebida amazônica, popularmente conhecida como chá do Santo Daime, em pessoas que sofrem com depressão grave.
Além dos professores da graduação Dr. Antônio Honório Ferreira e Dr. Leonardo Ramos Paes Lima, participaram da roda o médico psicanalista, Dr. João Vitor Moutinho Moura, a Psicóloga e Psicoterapeuta, Cláudia Cristina de Morais, a Bioquímica Gláucia Carla Martins da Costa, e o Advogado Helson Augusto Drumond.
Durante o evento os estudantes da graduação puderam esclarecer dúvidas sobre a ayahuasca e conhecer os benefícios da bebida no tratamento da depressão. A substância estimula receptores de serotonina, localizados em regiões do cérebro envolvidas no processamento das emoções, percepções e introspecção.
Sobre a substância
A bebida é preparada com o cozimento de folhas de duas plantas amazônicas, uma chamada Chacrona e outra conhecida como Jagube ou Mariri. No Brasil, o Conselho Nacional Antidrogas retirou a substância da lista de drogas alucinógenas, permitindo o uso em rituais religiosos. Atualmente, há diversos estudos em andamento para conferir segurança ao uso dessa substância.
Publicado por Érica da Costa Soares Rocha