2022
mar
21
Engenharia Elétrica

Engenharia Elétrica promove atividades formativas com foco na saúde do trabalhador

Entre os dias 17 de março a 01 de abril, estudantes do curso de Engenharia Elétrica, por meio de atividade da disciplina Segurança e Meio Ambiente, ministrada pela docente Dra. Marluce Teixeira Andrade Queiroz, participam de atividades formativas e discussões teóricas sobre a relevância dos exercícios compensatórios para auxiliar na manutenção da saúde dos indivíduos e prevenção dos acidentes do trabalho. A dinâmica tem sido acompanhada pela egressa do curso de Educação Física do Unileste, Glenda Aquino. 

De acordo com Dra. Marluce, os exercícios realizados com os discentes têm o objetivo de contribuir para a aprendizagem significativa, experimentando na prática os benefícios que traz a implementação de atividades de bem-estar na rotina labora. “Sabemos que a ginástica laboral não substitui o exercício físico regular, mas é um auxílio importante para prevenção de patologias”, afirma.  

No âmbito educacional, segundo o coordenador do curso de Engenharia Elétrica, Me. Luciano Bittencourt de Abreu, as práticas também asseguram os conteúdos das disciplinas acadêmicas e a experiência “mostra-se importante para estimular os graduandos, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades de observação, reflexão, ação e criação sendo objetivos no contexto dinâmico de ensino e aprendizagem”, finaliza o coordenador.  

Ginástica laboral e saúde 

No contexto nacional, é identificado o crescimento do quadro de enfermidades decorrentes, entre outros fatores, da reestruturação produtiva e dos novos modos de organização do trabalho, que têm repercutido negativamente na saúde dos trabalhadores. Dentre essas, destacam-se aquelas de caráter crônico, as Lesões por Esforços Repetitivos/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (LER/DORT). Esses distúrbios osteomusculares se constituem um problema de saúde pública mundial pela redução da qualidade de vida e da capacidade para o trabalho.  

 Entretanto, existem métodos diversificados que podem ser adotados como estratégias preventivas. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as principais ações são: adotar uma boa postura; evitar manter os punhos constantemente dobrados; utilizar uma mobília adequada para a sua altura e atividade; fazer pausas a cada hora acompanhadas por exercícios de alongamento; manter o organismo hidratado; utilizar equipamentos de proteção e praticar exercícios localizados para fortalecer as regiões mais exigidas. 

Publicado por Brenda Duarte

Notícias Recentes

13 dezembro 2024
Unileste participa de mostra de profissões na FIEMG
11 dezembro 2024
Unileste renova prestigiado selo Great Place to Work (GPTW) 
03 dezembro 2024
Estudante de Odontologia tem artigo publicado em revista científica da maior rede de educação médica do Brasil