Professor Coordenador: GLORIA DIAS SOARES VITORINO
Curso: Letras
Resumo
AGÊNCIA DE LETRAMENTO é um projeto direcionado para a formação de jovens leitores, partindo do pressuposto de que é possível ensinar a leitura como prática social, e não apenas como atividade de análise do código escrito. Para isso, considera-se importante o conhecimento do contexto sociocultural dos alunos envolvidos no Projeto, bem como dos modos de produção, consumo e circulação dos textos valorizados na própria comunidade de origem. Dessa perspectiva, a leitura de livros, embora seja crucial no processo de formação do leitor, representa apenas uma parcela de nossas necessárias atividades de leitura do dia a dia. Por isso, nesta proposta, partimos do princípio de lemos muito mais, pois mesmo aqueles que não se dedicam à leitura de livros, leem placas de trânsito, legendas de fotografias, bulas de remédio, previsões meteorológicas, resultados esportivos, receitas médicas, entre tantos outros textos. Essa leitura denominada funcional cujo principal propósito é “obter informações básicas na vida cotidiana”, embora, na prática, seja necessária à sobrevivência, numa cultura grafocêntrica como a nossa, não tem se constituído como uma “ação valorizada pela sociedade, do ponto de vista intelectual” (SOARES, 2006), já que se presta apenas a exigências da própria organização socioeconômica. Este projeto se propõe, então, a lidar com um problema emergente: desenvolver o aluno para a cidadania crítica e para a participação plena nas práticas sociais.