2013 – Ações Educativas em Saúde, Meio Ambiente e Conhecimento Sustentável

Professor Coordenador: MARCILIO DOS REIS CARDOSO
Curso: Engenharia Ambiental e Sanitária

Resumo
Em 2012, alunos dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária e Engenharia Civil desenvolveram uma série de projetos e trabalhos na cidade de Açucena. Na oportunidade, desenvolveu-se projetos de estações de tratamento de água e esgoto para as comunidades de Penha e Aramirim; realizou-se estudo que indicou o melhor local para a construção do aterro sanitário do município e projetou-se roteiros de coleta de lixo para os núcleos urbanos identificados. Agora, neste projeto para 2013, atendendo-se a uma forte demanda do próprio município e da necessidade vislumbrada pelos alunos participantes do projeto em 2012, propõe a continuidade dos trabalhos na localidade com vistas a auxiliar a Prefeitura a implantar os projetos desenvolvidos em 2012, garantindo-se que os mesmos alcançarão a finalidade requerida, e o desenvolvimento de novos projetos para outras comunidades de Açucena. Dentro desse contexto, o projeto aqui proposto busca auxiliar tecnicamente a Prefeitura na construção das estações de tratamento de água e esgoto projetadas pelos alunos para as comunidades de Aramirim e Penha; auxilio da Prefeitura na implantação dos roteiros de coleta de lixo domiciliar projetados; detalhamento de engenharia do projeto do aterro sanitário da cidade, utilizando-se a área indicada pelos alunos; desenvolvimento de estações de tratamento de água e esgoto para novas comunidades do município.

Professor Coordenador: TANIA GONCALVES DOS SANTOS
Curso: Ciências Biológicas

Resumo
A relevância da produção e divulgação de materiais didáticos para o ensino de Ciências Biológicas é clara e inquestionável e, nesta perspectiva, elaboramos um projeto que visa

Professor Coordenador: MANUEL CAMELA RAFAEL
Curso: Engenharia Elétrica

Resumo
O projeto compreende o ensino da teoria e prática sobre a eletricidade e instalações elétricas residenciais e comerciais, objetivando capacitar os participantes para a empregabilidade na área elétrica, muito em particular, no que envolve a leitura/interpretação de projetos, a elaboração de projetos elétricos residenciais e comerciais e a realização de trabalhos em manutenção de instalações elétricas residenciais e comerciais. O processo de ensino-aprendizagem envolve aulas teóricas, aulas de práticas laboratoriais, aulas práticas com software autocad de elaboração de projetos elétricos e visitas técnicas de campo a obras de instalações elétricas residenciais e comerciais.

Professor Coordenador: CRISTIAN DE SOUZA FREITAS
Curso: Engenharia de Produção

Resumo
O crescimento econômico transformou o Brasil em um grande canteiro de obras. Na mesma passada, os prejuízos com os acidentes do trabalho também aumentaram. Na nossa região, é fato visível este crescimento bem como os problemas que ele trás para a segurança do trabalho. Assim, este projeto visa vivenciar a segurança do trabalho em canteiros do obras, trazendo o aluno para perto desta área do conhecimento, extrapolando o ambiente de sala de aula.

Professor Coordenador: CLAUDIA DINIZ PINTO COELHO
Curso: Engenharia Ambiental e Sanitária

Resumo
A poluição antropogênica vincula-se principalmente ao uso inadequado do solo, lançamento de resíduos industriais e esgoto sanitário nos corpos d’água, lixo doméstico dentre outros. Os efeitos cumulativos destas atividades resultam em mudanças, não somente nos rios, mas também nos ecossistemas que dele são dependentes. A Educação Ambiental é uma ferramenta que objetiva o desenvolvimento das habilidades e a modificação das atitudes em relação ao meio, para o melhor entendimento das inter-relações entre os seres humanos, suas culturas e seus meios biofísicos. Instrumento importante para a formação de uma sociedade capaz de definir novas posturas em relação ao ambiente, poderá contribuir de maneira significativa na redução dos impactos das atividades antrópicas nos ecossistemas aquáticos e consequentemente na qualidade dos recursos hídricos. O Presente trabalho pretende desenvolver atividades de educação ambiental direcionadas, às populações dos municípios da Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba conforme previsto no projeto de pesquisa “Avaliação de Poluentes Inorgânicos e Orgânicos na Bacia do Rio Doce – Sub-Bacia do Rio Piracicaba: Concentração, Ciclagem, Riscos de Contaminação e Conscientização da População Ribeirinha”, contribuindo assim para melhoria da qualidade destes recursos. Serão desenvolvidas oficinas de habilidades onde as temáticas: preservação dos recursos hídricos, lixo e recuperação ambiental, serão abordadas de forma lúdica e interativa.

Professor Coordenador: JUSSARA BOTTO NEVES
Curso: Enfermagem

Resumo
Dados provenientes do setor Controle e Avaliação da Prefeitura Municipal de Santana do Paraíso destacam diversas fragilidades no que tange o atendimento às gestantes e recém nascidos do referido município.O serviço enfrenta grandes dificuldades no programa de pré natal no que se refere a adesão, continuidade, além do alto índice de gravidez na adolescência acompanhamento tardio e problemas relacionados ao fator socioeconômico. O comitê de Prevenção de Mortalidade Materno –Infantil da Secretaria Municipal de Saúde diagnosticou nas ultimas investigações que os óbitos maternos e infantis ocorrem na cidade com maior incidência por causas evitáveis como por exemplo falta de informação e dificuldade de assimilação e assistência de qualidade duvidosa durante parto entre outros. Diante desse cenário percebeu-se a necessidade de implantar uma proposta que seja capaz de modificar tal realidade buscando através de capacitação dos profissionais e orientação das gestantes e demais atores sociais envolvidos melhoria dos indicadores de saúde relacionados, através de ações voltadas ao eixo materno-infantil. Para tal deu-se início a criação do projeto “ Escola Gestante”, uma experiência legitimada em outros municípios , sendo a princípio concebida e implantada

Professor Coordenador: TAIZIA DUTRA SILVA
Curso: Farmácia

Resumo
As atividades desenvolvidas nas parcerias universidade-comunidade são um mecanismo viável para implementar os programas de promoção à saúde. Um elemento chave para o sucesso dessas parcerias é a ênfase na capacidade de construção e aprendizado do acadêmico. Levando em consideração a relevância das parcerias comunidade-universidade, as ações em saúde e o êxito deste projeto desde 2005, ressalta-se a importância para do projeto para todos os atores sociais envolvidos. O projeto tem o objetivo de promover à saúde nas comunidades menos assistidas, de menor desenvolvimento socioeconômico dos municípios do Vale do Aço – MG através de tendas temáticas com orientações em áreas específicas. As atividades serão desenvolvidas pelos alunos regularmente matriculados no curso de farmácia, através de orientações sobre saúde/doença em tendas montadas em diferentes localidades, de acordo com cronograma estruturado no início de cada semestre em parceria com os municípios. Espera-se que este projeto aumente de forma contínua o número de pessoas orientadas através de parcerias não só com as prefeituras, como também com empresas da região e outros cursos da própria instituição que também desenvolvem projetos semelhantes, e que podem ter maior abrangência se realizados conjuntamente, permitindo proporcionar melhorias na qualidade de vida da população e possibilitando uma construção mais ampla do aprendizado do aluno.

Professor Coordenador: CLEBER RIBEIRO JUNIOR
Curso: Ciências Biológicas

Resumo
Faz parte do conteúdo das disciplinas de ciências e biologia a caracterização de animais vertebrados, que na maioria das vezes o aluno conhece apenas através de imagens em livros didáticos e∕ou internet, uma vez que há carência desse material didático nos laboratórios de muitas escolas. Portanto, o objetivo principal do projeto está atrelado à disponibilidade de modelos taxidermizados de vertebrados, que serão usados como material didático em aulas demonstrativas. Com o intuito de suprir a demanda da ausência de material prático nas aulas de vertebrados, a utilização dos modelos taxidermizados contribuirá para o enriquecimento do aprendizado. A elaboração dos modelos taxidermizados será realizada pelos alunos do curso de Ciências Biológicas do UnilesteMG, que também estarão envolvidos na participação das aulas nas escolas e no laboratório de Zoologia de Cordados do unilesteMG, através da orientação do professor coordenador do projeto. Essas atividades são importantes para a formação dos futuros biólogos, pois os mesmos terão acesso à pesquisa no laboratório (através de práticas de taxidermia) e também a licenciatura (ministrando as aulas). Atrelado a este projeto continuará sendo realizada uma pesquisa para caracterizar as diferentes percepções dos alunos, de diferentes escolas e níveis sociais, em relação às aulas práticas apresentadas. Com o desenvolvimento desse projeto, espera-se despertar nos alunos do ensino fundamental e médio sua capacidade cognitiva, levando-os

Professor Coordenador: FLAVIA OLIVEIRA JUNQUEIRA
Curso: Ciências Biológicas

Resumo
Os municípios que compõe a região do Vale do Aço, MG sofrem com problemas relacionados às questões ambientais. As causas destes problemas podem ser as construções de residências em encostas de morros, lixo e esgoto despejado nos cursos d’água. Desde modo, surge a necessidade de intervenções educativas no âmbito escolar, visando à conscientização da comunidade sobre o caramujo-africano e medidas corretas para o controle, bem como, a elucidação sobre a importância da preservação e manutenção da qualidade dos recursos hídricos. Durante as coletas de projetos de pesquisa sobre os moluscos terrestres em Coronel Fabriciano e Ipatinga, os moradores mostravam-se interessados e curiosos, mas demonstram pouco ou errôneo conhecimento sobre este animal. O projeto tem por objetivo desenvolver palestras e atividades lúdicas para alunos de escolas da região do Vale do Aço para a conscientização e preservação dos recursos naturais visando promover melhoria na saúde da população e, conseqüentemente, na qualidade de vidas das pessoas. Os acadêmicos do curso de Ciências Biológicas irão ministrar palestras e atividades lúdicas para alunos do ensino fundamental e médio de escolas da região. Os acadêmicos deverão levar conchas e espécimes vivos das espécies de moluscos terrestres que ocorrem no Vale do Aço, bem como, kits de identificação de bioindicadores de qualidade de água.