This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Ações Educativas em Saúde, Meio Ambiente e Conhecimento Sustentável
Curso: Odontologia
Professora coordenadora: Audrey Cristina Bueno
Resumo do projeto: Emergência odontológica pode ser entendida, como medidas rápidas de atendimento que tem por objetivo aliviar os sintomas dolorosos, infecciosos da cavidade bucal. Essa condição que apresenta o paciente deve, portanto, ser tratada de forma iminente e normalmente envolvem quadros severos de dor que geram desconforto físico e emocional nos pacientes podendo levar ao afastamento laboral, escolar e baixa na qualidade de vida.. O diagnóstico executado de maneira criteriosa é de fundamental importância para escolha da conduta clínica e resolução do quadro até que o tratamento definitivo seja realizado. O objetivo do projeto de extensão será atender a população da cidade de Ipatinga e cidades vizinhas nas suas necessidades de atendimento de urgências odontológicas. Os alunos irão aplicar o conhecimento adquirido nas disciplinas básicas e específicas da odontologia promovendo alívio de dor, restabelecendo a estética e a função mastigatória dos pacientes.
Cursos: Engenharia Química, demais engenharias e Comunicação Social – Publicidade e Propaganda
Professor coordenador: Ricardo França Furtado da Costa
Resumo do projeto: O objetivo desse projeto é usar o lado lúdico dos conhecimentos em química para despertar em estudantes do ensino fundamental o interesse por ciências, em alunos do ensino médio o interesse pelos conteúdos de química, aos professores auxílio e novas propostas pedagógicas, aos egressos ajuda em colocação no mercado e levar à população conhecimentos práticos que possam ajudá-los no dia-a-dia, através de experimentos, conversas e explicações dos fenômenos. Nesse projeto, os graduandos dos cursos de engenharia produzirão materiais do tipo “podcasts”, “lives”, materiais de apoio e experimentos virtuais para divulgação da química como ciência, assim como temas de interesse do público em geral, como a própria pandemia, como é o mercado de trabalho do futuro engenheiro e outros. A realização das atividades envolverá parcerias com os professores de vários cursos, assim como de profissionais de diversas áreas, buscando uma relação com o conteúdo teórico ministrado em sala de aula, além de envolver os alunos das disciplinas de química e materiais e laboratórios de física e química, que terão como uma das atividades destas disciplinas. Vale ressaltar que o projeto pode ser desenvolvido com recursos próprios, e os experimentos realizados com materiais alternativos, encontrados facilmente no comércio e em casa.
Cursos: Fisioterapia
Professor coordenador: Cristian de Souza Freitas
Resumo do projeto: As campanhas educativas visando à prevenção de doenças e promoção da saúde constituem uma das grandes preocupações de saúde pública e da saúde coletiva em diversas áreas. No Brasil, a cada ano são elaboradas campanhas com os mais variados temas, com abordagem em TV e rádios. O contato direto com a população como forma de eficiência destas campanhas se mostra como uma estratégia importante da disseminação do conhecimento e da proposta educativa para transformação do indivíduo. Alguns exemplos podem ser citados como: 31 de maio (Dia Mundial sem Tabaco), 29 de agosto (Dia de Combate ao Fumo) e 27 de novembro (Dia de Combate ao Câncer). Nestas datas são elaboradas intervenções em lugares de grande circulação, como praças ou estações de metrô das grandes metrópoles brasileiras. Nessas ocasiões, as metodologias são cartazes, folders e símbolos que procuram demonstrar os males causados ao indivíduo. Sua intenção é mobilizar a sociedade para participar da prevenção e intervir de forma dinâmica, suscitando o questionamento e, consequentemente, a mudança de comportamento. Considerada a finalidade básica de uma campanha, qual seja, a de divulgar conhecimentos a cerca dos mais variados temas, com os propósitos de desenvolver a consciência sobre os temas e apresentar a oportunidade de contatos sociais com a comunidade, podendo gerar uma atitude vigilante que permita reconhecer e corrigir condições, hábitos e práticas que possam provocar males à saúde.