jun

Grupo UBEC lança Esperançar e oferece cursos gratuitamente

A União Brasileira de Educação Católica (UBEC) lançou, hoje (13/06), o novo esperançar, um projeto que oferece gratuitamente cursos livres, na modalidade de Ensino a Distância, com certificação de extensão universitária pela Universidade Católica de Brasília (UCB). O evento de lançamento aconteceu remotamente, com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube do Grupo.

Após breve momento de espiritualidade conduzido pela coordenadora de Pastoralidade do Colégio Católica Machado de Assis, Beatriz Morais, o presidente do Conselho de Administração da UBEC, padre Geraldo Adair da Silva, abriu a cerimônia destacando a missão do grupo na promoção da educação integral e do compromisso social, e reforçou que o projeto Esperançar é uma iniciativa que busca cumprir essa missão, além de estar alinhada com o Pacto Educativo Global proposto pelo Papa Francisco e atender a pauta da Agenda 2030, quando democratiza o acesso à educação de qualidade, permitindo o acesso a todos.

“O Grupo UBEC busca materializar os carismas das associadas, para, assim, cumprir a missão de educar e evangelizar. Temos o compromisso integral de servir a nossa sociedade, através da educação. Por isso, relançamos hoje, com alegria e entusiasmo, o projeto Esperançar, que possibilita que as pessoas tenham acesso à educação e à profissionalização. Dessa forma, poderemos impactar diversas vidas. O nome do projeto representa suas bases pedagógicas”, disse o presidente do Conselho de Administração.

O Esperançar já beneficiou mais de 20 mil pessoas de todas as regiões do país e do exterior, com mais de 35 mil inscrições em seus cursos. Durante o evento, foi possível assistir ao relato de aprendizes beneficiados e parceiros envolvidos no projeto. Como a Universidade Católica de Brasília (UCB), representada pela pró-reitora acadêmica, Adriana Pelizzari, comentou sobre a importância do Esperançar. “Os cursos livres e curtos são tendência na educação, porque são pontuais em diversos assuntos. Para os nossos estudantes, também são ofertados como atividades complementares. Dessa forma, cumprimos o papel de compromisso social, oferecendo a todos uma educação de qualidade. Vamos crescer juntos”, afirmou.

Participaram do evento o diretor-geral da UBEC, Daniel Galelli, a presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), Irmã Eliane Cordeiro, a formadora de educação popular do Movimento de Educação de Base (MEB), Ana Cristina, irmão Marista, Fabrício Barbosa, o gerente da Câmara de Ensino Superior e coordenador de Animação Pastoral da Associação de Educação Católica do Brasil (Anec), Gregory Rial e a educadora do Colégio Católica Machado de Assis, Fabíula Capra.

Após os depoimentos dos convidados, Joaquim Silva apresentou as novidades esperançar ao público. “Nós acreditamos no Esperançar e temos a alegria de realizar o lançamento de inúmeras novidades para este projeto do grupo UBEC, que possibilita a todos um genuíno processo de transformação social por meio da educação. E, para isso, contamos com inúmeros parceiros que, com o mesmo propósito, acreditam em por meio de processos educativos contribuímos com a transformação humana que gera impacto social”, disse o coordenador corporativo de Pastoralidade do Grupo UBEC.

Antes do encerramento, foi apresentado um vídeo explicativo, indicando cursos, formas de acesso e, também, o objetivo do projeto. Em seguida, abriu-se espaço para perguntas e Joaquim encerrou a live com um agradecimento ao público e aos parceiros que acompanharam o encontro.

Esperançar

O Esperançar oferta 29 cursos livres com carga horária de 15h cada. As formações são destinadas a todas as pessoas que desejam ampliar os conhecimentos em temas atuais e importantes para os diversos contextos da contemporaneidade, como Direitos Humanos, Educação, Tecnologia, Sustentabilidade, Comunicação Não-Violenta, entre outros. Todos os cursos são certificados, gratuitamente, pela Universidade Católica de Brasília (UCB).

Acesse a plataforma Esperançar e conheça os cursos livres disponíveis.

Publicado por Brenda Duarte

18 julho 2024
Novo edital para Bolsa Social – EAD
16 julho 2024