Geral
Quaresma: Tempo de Oração, Jejum e Caridade
A Quaresma é o período litúrgico de 40 dias que antecede a Semana Santa, iniciando-se na Quarta-feira de Cinzas e terminando na Quinta-feira Santa (em 2024, vai de 14 de fevereiro a 28 de março). Este período é dedicado à reflexão, penitência e preparação espiritual para a celebração da morte e ressurreição de Cristo na Páscoa. Embora muitas pessoas associem a Quaresma apenas ao jejum de carne, ela vai além, envolvendo práticas como a oração e a caridade.
A duração da Quaresma simboliza os 40 dias que Jesus passou no deserto, enfrentando tentações antes de iniciar seu ministério público. Esse período é uma oportunidade para os fiéis seguirem o exemplo de Cristo, dedicando-se à oração, à penitência e ao desapego material. “Apesar da duração oficial de 40 dias, os domingos não são contados nesse período, pois cada domingo é considerado uma mini-celebração da Ressurreição de Cristo”, explica a coordenadora de Pastoralidade do Unileste, Laísa Campos.
Durante o período quaresmal, os fiéis são convidados a observar três práticas principais: oração, jejum e caridade. A oração fortalece a conexão espiritual com Deus, o jejum simboliza o controle sobre as necessidades materiais e a caridade expressa a compaixão pelos necessitados. Laísa Campos chama atenção para o real significado da liturgia. “É importe vivenciar a Quaresma não apenas como um ritual, mas como uma oportunidade de renovação espiritual. Ao direcionar nossos corações e mentes para Deus, podemos experimentar uma transformação interior que nos aproxima da mensagem central da Páscoa: a vitória sobre a morte e a ressurreição para a vida eterna”, finaliza.
O último domingo de solenidade é o Domingo de Ramos, que marca o começo da Semana Santa e representa a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, após o retiro no deserto. Na Quinta-feira Santa, o ciclo da Quaresma chega ao fim com a Missa da Ceia do Senhor, que neste ano ocorrerá em 28 de março. Esse momento é crucial, pois antecede os eventos da Paixão e Morte de Cristo, preparando os fiéis para a celebração da Páscoa, no domingo seguinte.
Confira as datas litúrgicas que antecedem à Páscoa e a sugestão de atividades propostas pela Campanha da Fraternidade.
Todos os dias: Pela manhã, leia, medite, ore e contemple a Palavra de Cristo. À noite, examine sua própria consciência e reflita sobre o que fez de bom e o que não deve repetir.
14/02: Quarta-feira de Cinzas e início da Quaresma, medite sobre os textos bíblicos do livro de Mateus 6, 1 – 6 e 16 – 18.
18/02: Primeiro domingo da Quaresma, medite sobre os textos bíblicos do livro de Marcos 1, 12 – 15.
25/02: Segundo domingo da Quaresma, medite sobre os textos bíblicos do livro de de Marcos 9, 2- 10.
03/03: Terceiro domingo da Quaresma, medite sobre os textos bíblicos do livro de João 2, 13 – 25.
10/03: Quarto domingo da Quaresma, medite sobre os textos bíblicos do livro de João 3, 14 – 21.
17/03: Quinto domingo da Quaresma, medite sobre os textos bíblicos do livro de João 12, 20 – 33.
24/03: Domingo de Ramos, medite sobre os textos bíblicos do livro de Marcos 14, 1 – 15 e 47.
25/03: Segunda-feira Santa, medite sobre os textos bíblicos do livro de João 12, 1 – 11.
26/03: Terça-feira Santa, medite sobre os textos bíblicos do livro de João 13, 21 – 33 e 36 – 38.
27/03: Quarta-feira Santa, medite sobre os textos bíblicos do livro de de Mateus 26, 14 – 25.
28/03: Quinta-feira da Ceia do Senhor, medite sobre os textos bíblicos do livro de de João 13, 1 – 15.
29/03: Sexta-feira da Paixão, medite sobre os textos bíblicos do livro de de João 18, 1 – 42.
30/03: Sábado Santo, medite sobre os textos bíblicos do livro de de Marcos 16, 1 – 7.
31/03: Domingo de Páscoa, medite sobre os textos bíblicos do livro de de João 20, 1 – 9.
Publicado por Brenda Duarte