jun
Comunicação Social

Unileste apresenta 18ª edição do “OsCalouros”

Os estudantes do 1º período dos cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo do Unileste, apresentam nesta quinta-feira (27), a 18ª edição da mostra de vídeos “OsCalouros”. O evento, aberto ao público e com entrada gratuita, tem como tema “Influenciadores Digitais” e será realizado às 19h, no Teatro João Paulo II, no Campus de Coronel Fabriciano.

O OsCalouros é um Projeto Integrador (PI) que faz parte da grade curricular do 1° período dos cursos de Comunicação. Ele engloba as disciplinas Artes Cênicas, Informática aplicada à Comunicação Visual e Linguagem Cinematográfica. Para o Coordenador dos cursos e docente Me. Rodrigo Cristiano, a produção dos vídeos e o evento OsCalouros são um rito de passagem já tradicional na instituição. “O OsCalouros começou como brincadeira e virou uma ação muito séria ao longo dos anos. Chegar no ensino superior e enfrentar um desafio desta envergadura define os rumos que o estudantes vão tomar em sua vida acadêmica, mostrando a importância da pesquisa, da extensão, do trabalho em grupo e da criatividade. Sempre temos produtos muito ricos que merecem ser conferidos em nosso perfil no Youtube”, comenta o coordenador.

Para o PI os graduandos precisam produzir vídeos com duração de 3 minutos e para isto, entraram em contato com alunos do ensino médio da Escola Estadual Maurilio Albanese Novaes, em Ipatinga. “Estávamos aplicando tudo aquilo que aprendemos em sala. Usamos tudo o que tínhamos disponível para fazer acontecer: os locais de gravação, equipamentos, a correria dos bastidores, a sinergia do grupo. Tudo isso nesse curto prazo para entrega de um trabalho que demos o nosso melhor. Foi uma experiência gratificante”, comentou o estudante Victor Filipe Lima Cruz.

Ao todo foram quatro vídeos produzidos, que por terem uma temática que envolve a realidade dos jovens de ensino médio, serão apresentados posteriormente para a comunidade. “A disciplina que ministro – Linguagem Cinematográfica – tem caráter extensionista, ou seja, ela dialoga com a realidade da comunidade e por isto, os vídeos aqui produzidos podem ser usados como suporte às aulas em escolas de ensino médio, estimulando o debate sobre os temas abordados”, esclarece o prof. Mestre William Trevizani, coordenador do PI do 1º período.

Organização e Premiação

Os estudantes do 3º período dos cursos de Comunicação Social, dentre outros, são os responsáveis pela organização do evento, atentos a detalhes como convites, votos, contato com júri, músicas e apresentações artísticas que vão tornar a noite memorável. Para o diretor da comissão, Filipe Lopes, a organização do evento é uma grande responsabilidade porque é um evento que marca os graduandos em sua trajetória acadêmica. “Organizar o Oscalouros é sempre desafiador e emocionante. Já assumir a direção algumas vezes e mesmo com experiência, a sensação é de primeira vez. Mas, os desafios ao decorrer da organização, trazem grandes aprendizados e o desejo de fazer um evento incrível garante o sucesso no final”, explica Filipe.

Jornalistas, publicitários, atores e profissionais ligados à Comunicação na região, de uma maneira geral, sempre fazem parte da comissão julgadora que escolhe os melhores trabalhos.  Este ano, as categorias avaliadas são: Melhor Filme, Melhor Ator, Atriz, Fotografia, Edição, Roteiro e o Melhor filme pelo Voto Popular, escolhido na hora pelo público presente.

Publicado por Juliana Gonçalves Passos

28 junho 2024