Pastoralidade

Unileste é certificado novamente pela ABMES como Instituição Socialmente Responsável

O reconhecimento vem pelo trabalho com foco no bem-estar social e no desenvolvimento sustentável da comunidade.

O Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais (Unileste) conquistou, mais uma vez, o selo de “Instituição Socialmente Responsável”, concedido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), devido a sua participação na 17ª Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular. A certificação reconhece as ações extensionistas do Unileste com foco no bem-estar social e no desenvolvimento sustentável da comunidade onde está inserida.

Como participação na Campanha, o Unileste promoveu a Semana de Responsabilidade Social, com ações relacionadas às três dimensões da sustentabilidade: ambiental, econômica e social, por meio dos projetos: Movimento Digital – oferta de serviços e atividades artísticas, esportivas, entre outras; Primavera dos Museus – programação especial de visita ao Museu Padre De Man e o Empreender Social: é tempo de cuidar! – que mobilizou toda a comunidade acadêmica na arrecadação de donativos.

Durante as ações do Empreender Social, foram arrecadadas 11 cestas básicas, 21 kits de produtos de limpeza e mais de 100 kg de alimentos não perecíveis, entregues, na última semana, para abastecer as obras sociais da Sociedade São Vicente de Paulo e da Associação Rios de Água Viva. As entidades desempenham um importante trabalho com famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade no município de Coronel Fabriciano.

Para a coordenadora de Pastoralidade e Extensão, Laísa Silva Campos, o selo é “o reconhecimento das ações desenvolvidas pelo Centro Universitário, que levam à população serviços e atividades que fomentam o desenvolvimento sustentável e social a partir de práticas focadas na qualidade de vida das pessoas”. Segundo ela, as atividades vão de encontro à missão Institucional da IES e reafirmam o compromisso social do Unileste enquanto Instituição de Ensino Superior.

Sobre a campanha

Realizada desde 2005 pela ABMES, a iniciativa tem como principal objetivo aumentar a visibilidade das ações de responsabilidade social realizadas pelas instituições de ensino. O selo coroa ações sociais na área da educação, saúde, cultura, meio ambiente, dentre outros, desenvolvidas durante todo o ano. A certificação tem validade de um ano: 2021-2022.

Publicado por Érica da Costa Soares Rocha

16 julho 2024
Unileste participa da 34ª Expo Usipa
12 julho 2024