Evento
Unileste promove 19ª Semana da Consciência Negra e Direitos Humanos
Entre os dias 13 e 27 de novembro, o Unileste realiza a 19ª edição da Semana de Mobilização pela Consciência Negra e Direitos Humanos, iniciativa que visa promover o debate sobre a igualdade racial e o combate à discriminação.
Aberta a toda comunidade acadêmica, a programação conta com palestras, mesa-redonda, exposição cultural e atividades de sensibilização, promovendo um espaço de diálogo sobre os desafios enfrentados pela população negra e as formas de contribuir para a construção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária.
Feriado Nacional
Em 2024, o Dia da Consciência Negra (20 de novembro) tem um significado ainda mais importante com a aprovação da data como feriado nacional. A Lei 14.759/23, sancionada em 21 de dezembro de 2023, estabelece o feriado com o objetivo de resgatar a memória histórica e estimular a discussão sobre a superação de preconceitos e discriminações, promovendo uma sociedade mais justa e equitativa, onde a diversidade é valorizada e respeitada.
Homenagem a Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares e símbolo da resistência à escravidão, o Dia da Consciência Negra é um momento para refletir sobre as conquistas e os desafios enfrentados pela população negra no Brasil, além de destacar a importância da diversidade, da história e cultura afro-brasileira e a luta contínua contra o racismo.
Confira a programação:
Exposição “O Simbólico da Cultura Africana”
Data: 13 a 21/11
Local: Hall do Bloco B – Campus Cel. Fabriciano
–
Cinema Comentado – documentário “Caboclo da Pedra”
Data: 19/11
Horário: 19h
Local: Auditório Padres do Trabalho – Bloco B, Campus Fabriciano
–
Roda de Conversa – Vozes Negras: LADU convida Negras in Foco
Data: 21/11
Horário: 19h
Local: Espaço Cinquentenário – Bloco F, Campus Fabriciano
–
Mesa Redonda – Implicações Éticas e Sociais da Inteligência Artificial
Data: 27/11
Horário: 19h
Local: Espaço Cinquentenário – Campus Cel. Fabriciano
Publicado por Juliana Gonçalves Passos