2009
abr
03
Geral

Curso de Educação Física comemora Dia Mundial da Atividade Física com projetos abertos à comunidade

Dia Mundial da Atividade Física
O projeto Atividade atende a 420 pessoas no Vale do Aço
Neste domingo, 5 de abril, o curso de Educação Física do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG) comemora o Dia Mundial da Atividade Física com dez projetos que fazem parte do programa de extensão do curso e atendem à comunidade do Vale do Aço. A data, instaurada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) propõe o combate ao sedentarismo como caminho à melhoria da qualidade de vida, prevenção e controle de doenças comuns ao homem contemporâneo, como disfunções cardiovasculares, obesidade, diabetes e hipertensão arterial.

Com o objetivo de ampliar as oportunidades de aprendizagem dos alunos e aplicar o conhecimento produzido na academia em comunidade, o curso de Educação Física do Unileste mantém projetos de extensão que atendem, semestralmente, cerca de 1500 pessoas na região, envolvendo-as em atividades como musculação, ginástica olímpica e localizada, recreação, avaliações físicas, dança, esporte, lazer e palestras de conscientização sobre a importância de hábitos mais saudáveis.

“Integrados à comunidade, conseguimos desencadear ondas de informação e experiência que são propagadas pelas pessoas atendidas diretamente, ou indiretamente pelos projetos. Quando acompanhamos um indivíduo e o ajudamos a alterar seus hábitos sedentários, sabemos que essa pessoa terá contato com outras e falará de sua experiência. Isso ajuda a disseminar uma nova postura no tocante aos cuidados com a saúde e à realização de atividades físicas regulares”, ressalta Tasso Coimbra Guerra, coordenador do curso.

Envelhecimento saudável
Exemplo desse trabalho, o projeto AtivaIdade atende hoje a 420 idosos na região, estimulando-os ao cuidado com o corpo e à prática de exercícios físicos, dentro de um contexto de socialização que inclui atividades educativas e culturais. Em funcionamento há dez anos, o projeto oferece aulas de step, alongamento, atividades aeróbicas, ginástica localizada, dança, atividades lúdicas e aulas de informática, tudo para que seus participantes se sintam física e mentalmente estimulados.

“Me sinto muito mais disposta depois que entrei no AtivaIdade. Fiz amigos, as aulas são sempre interessantes, divertidas e com atividades diferenciadas.  Gosto muito do projeto e sou sempre tratada com muita atenção pelos professores e estagiários”, relata Arminda Alves de Pinho, 70, integrante do projeto há quatro anos.

De acordo com Heloísa Rabelo, coordenadora do projeto, além de oferecer um serviço à população e contribuir para a formação de profissionais mais qualificados, práticas de extensão como o AtivaIdade facilitam o contato de pesquisadores com a realidade da comunidade, “proporcionando o desenvolvimento de pesquisas e a produção de conhecimento por docentes e futuros profissionais de Saúde do Vale do Aço”, afirma.

Como participar
As aulas são realizadas de segunda a quinta-feira, de 7h30 às 10h30 e de 14h30 às 17h, no Centro Esportivo do Unileste-MG, em Coronel Fabriciano. Os interessados em participar do projeto podem se dirigir ao Centro Esportivo, no horário das aulas, munidos de carteira de identidade, comprovante de endereço e de aposentadoria. O AtivaIdade conta com a colaboração simbólica de seus participantes, que contribuem, semestralmente, com R$ 30.

Publicado por Tiago Mendes

Notícias Recentes

18 novembro 2024
Consciência Negra e Direitos Humanos: a busca pela equidade
13 novembro 2024
Unileste promove 19ª Semana da Consciência Negra e Direitos Humanos
12 novembro 2024
Vagas remanescentes no curso Técnico de Cuidados de Idosos