Fundação Geraldo Perlingeiro Abreu (FGPA)

A Fundação Geraldo Perlingeiro Abreu (FGPA) foi instituída pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste) no dia 30 de junho de 1995. É uma entidade civil, com personalidade jurídica de direito privado, sem fins econômicos, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial.

Inicialmente, a FGPA tinha a finalidade de contribuir para a realização de serviços assistenciais e de apoio financeiro aos estudantes, servidores e comunidade carente, bem como auxiliar na atualização profissional do corpo docente e empregados administrativos do Unileste. Após um ano de funcionamento, a Fundação Geraldo Perlingeiro Abreu foi reconhecida como entidade de utilidade pública pela Prefeitura Municipal de Coronel Fabriciano.

Em fevereiro de 2006, ganhou novo Estatuto que ampliou sua finalidade, passando a atuar na prestação de serviços de ensino, pesquisa e extensão, além do desenvolvimento institucional, científico e tecnológico. Atualmente, as parcerias entre FGPA e Unileste possibilitam a oferta de diversos cursos de capacitação e projetos de pesquisa e extensão, contribuindo para o aprimoramento profissional da população do Vale do Aço.