Notícias

Convênio de cooperação técnica entre Unileste e Unimed gera resultados à comunidade

O acordo de cooperação técnica firmado entre o Unileste e a Unimed Vale do Aço completou um ano em 2020. A parceria, que prevê o intercâmbio de conhecimentos e o desenvolvimento de programas de estágio, ações técnicas, projetos de pesquisa e extensão e atividades conjuntas, tem gerado resultados relevantes quanto ao volume de iniciativas executadas.

A Escola de Educação e Saúde da Instituição, por meio dos cursos de Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia e Psicologia, desenvolveu 15 projetos na Unimed. No total, foram realizadas cerca de 50 ações com foco em saúde preventiva, no bem-estar e na melhoria da qualidade de vida, além de cursos, circuitos de aprendizagem, estágio supervisionado e práticas integrativas.

As ações atenderam aproximadamente mil pessoas e envolveram mais de 10 docentes e 130 universitários do Unileste. Todas as iniciativas aconteceram no Hospital Metropolitano Unimed, localizado em Coronel Fabriciano, e nos Núcleos de Especialidades e Diagnósticos, em Ipatinga e Timóteo.

Para o reitor do Unileste, Dr. Genésio Zeferino, a parceria permite, além do convívio e o contato dos estudantes com a realidade profissional, a realização de inúmeras ações que agregam valor aos envolvidos. “Os resultados obtidos após um ano do Convênio demonstram o quanto a parceria é benéfica não apenas para instituições envolvidas, na figura dos colaboradores e na formação acadêmica dos estudantes, como também para toda comunidade do Vale do Aço. As ações são de suma importância para a promoção da saúde em diferentes dimensões: por meio de ações práticas e teóricas”, afirma.

O diretor presidente da Unimed Vale do Aço, José Maurício Nolasco Nascimento, reforça que um dos objetivos da parceria é “permitir que os alunos das mais diversas áreas tenham contato com as nossas estruturas e enriqueceram ainda mais o conhecimento prático”. Segundo ele, além disso, o convênio com o Unileste trouxe também ganhos para toda a comunidade no entorno. “Seguimos firmes na parceria, focados cada vez mais em promover a educação prática dos alunos, permitindo seu ingresso no mercado de trabalho com cada vez mais qualificação, e gerando retorno a população”, complementa.

Escola de Educação e Saúde

A Escola de Educação e Saúde do Unileste compreende os cursos de Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Odontologia, Nutrição, Pedagogia e Psicologia. Atualmente, com cerca de 1400 alunos, a Escola presta atendimentos diversos à comunidade por meio dos projetos de extensão que promovem a educação, saúde e bem-estar, da Clínica Odontológica, do Centro de Atendimento Psicológico, do Centro Especializado em Reabilitação Física e Visual, de estágios, da Academia de Ginástica e Trampolins, da Academia de Musculação e muitos outros. Saiba mais em unileste.catolica.edu.br.

Parceria em números

· Projetos implantados: 15 projetos