Curso de Pedagogia realiza seminário sobre inclusão dos surdos na Educação

O curso de Pedagogia realiza, na próxima sexta-feira (05), às 19h, seminário com o tema “Os desafios da inclusão dos surdos na Educação”. O encontro, realizado via Google Meet, é destinado aos estudantes dos 2º e 3º períodos do curso e compõe as atividades do Projeto Integrador, orientados pelas professoras Maria Aparecida de Faria Gomes, Tereza Cristina Monteiro Cota e Valdiléia Ayres Brandão Pereira.

Participarão do evento como convidadas a professora de Língua Portuguesa na rede pública municipal e estadual, Deny de Paula Ramos, e a professora intérprete de Libras na rede municipal de Ipatinga, Graziele Rodrigues. Também farão parte do encontro a estudante do ensino médio Ana Paula da Silva Fernandes e o estudante de Letras/Libras, Kaio Fernandes Silva do Carmo. Ana e Kaio são casados, ambos são surdos, e irão contar aos presentes um pouco da experiência ao longo da vida sob a perspectiva da inclusão.

Para a coordenadora do curso, Maria Aparecida de Faria Gomes, a  proposta do seminário é oportunizar uma reflexão sobre a atual situação da educação das pessoas surdas por meio de relatos de experiência. Segundo a docente Valdiléia Brandão Ayres, é necessário “refletir sobre a educação das pessoas surdas e debater para desvelar seus limites, para novas possibilidades, melhorando sua condição de estar no mundo”.

As inscrições para os estudantes interessados já estão abertas no Portal do Aluno e a presença no encontro garante horas complementares.

Publicado por Ana Cláudia Richardelli

17 maio 2024