Cursos de Comunicação Social realizam 13ª edição do “OSCALOUROS”

Os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda do Unileste realizam na próxima terça-feira (23), a partir das 19h, a 13ª edição do “OsCalouros”. O evento será realizado em ambiente virtual, via Google Meet. Para participar, clique aqui.

Durante o evento serão apresentados curtas-metragens, resultados dos projetos integradores do 1º período dos cursos, referentes às disciplinas de Linguagem Cinematográfica, Artes Cênicas, Informática Aplicada à Comunicação Visual e Fundamentos da Comunicação. Os estudantes são responsáveis pela idealização, criação do roteiro, filmagem, edição do conteúdo e divulgação, sendo que o produto final será exibido durante o “OsCalouros”.

O nome do evento é uma analogia ao “Oscar”, de Hollywood, porém, feito por Calouros dos cursos de Comunicação da IES. Ao todo serão seis grupos que apresentarão os curtas-metragens de três minutos de duração. O tema desta edição é “sexualidade”. Diferentemente das edições anteriores, neste ano, o corpo de jurados será composto apenas por professores das disciplinas, que irão avaliar o melhor filme.

O professor e coordenador do Oscalouros, William Trevizani, destaca que foi desafiador a realização do trabalho 100% em ambiente virtual, mas que a participação dos alunos foi gratificante. “Tudo o que sai da nossa rotina acaba assustando um pouco. Mas os estudantes e os professores, desde o início do isolamento social, se empenharam muito para que a proposta desse certo. Tivemos as aulas virtuais e tiramos as dúvidas, agudando-os com o desafio de realizar o projeto mesmo sem poder encontrar pessoalmente com os integrantes do grupo”, conta.

Para a estudante Fernanda Raica, foi gratificante produzir o seu primeiro curta. “É realizador e completamente emocionante, já que sou uma amante de filmes. Participar da produção é praticamente a realização de um sonho, principalmente por fazê-lo com pessoas tão criativas e inteligentes”, afirma.

A previsão é que a premiação aconteça após o retorno das aulas presenciais. Após as apresentações, os vídeos serão disponibilizados para apreciação do público em geral, na plataforma Padlet.

Saiba mais sobre o evento

Uma tradição dos cursos de Comunicação Social, o “OsCalouros”  reúne dezenas de estudantes e professores, até mesmo de outros cursos, além de parentes e amigos para as apresentações dos curtas-metragens. Os discentes são incentivados a produzir vídeos com assuntos da atualidade e assim, praticar de forma autônoma, a essência técnica de sua profissão.

Segundo o coordenador dos cursos, Alexandre Guerra Fabri, o evento é um legado do curso que já existe há mais de uma década. “Eu tenho um carinho muito grande pelo OsCalouros. Dois motivos me aproximam muito do evento: é a primeira vez que os alunos, recém-chegados, lançam mão de técnicas consolidadas para a produção de um curta-metragem, o que, geralmente, causa um fascínio em quem produz. E é um evento onde a gente recebe muita gente de fora, geralmente os familiares, que se encantam com o crescimento dos filhos. É quase um ritual de passagem!”, conclui.

Publicado por Ana Cláudia Richardelli

13 maio 2024