ago
Geral

Curso de Engenharia Elétrica promove palestra sobre a segurança ocupacional e ambiental

No desempenho das atribuições do engenheiro, cresce a demanda quanto ao desenvolvimento medidas de prevenção visando o equilíbrio econômico, social e ambiental. Além disso, crescem também as exigências associadas ao caráter sanitário devido ao cenário pertinente ao enfrentamento da Covid-19.

Nesse contexto, o curso de Engenharia Elétrica promove palestra com o tema “Análise de ocorrências e controle operacional para máquinas e equipamentos com proposição de medidas mitigadoras para contenção dos danos ocupacionais e ambientais”. O encontro, que acontece no dia 3 de setembro, às 19h via Google Meet, será conduzido pelo gerente geral corporativo de Gestão de Segurança de Processos da Usiminas, Eduardo Barbosa Almeida.

Segurança ocupacional e ambiental

Durante o evento, a abordagem utilizada estará relacionada aos principais cenários potenciais de acidentes, funções críticas e medidas mitigadoras dentre os ativos no desenvolvimento das indústrias. Para a docente Marluce Teixeira Andrade Queiroz, que ministra a disciplina Segurança e Meio Ambiente, a participação do corpo discente em iniciativas com esta temática é imprescindível.

“É sabido que existem dificuldades para garantir o equilíbrio entre fatores produtivos, segurança e meio ambiente. Então, essa atividade faz grande diferença para os universitários, pois apresenta avanços significativos nessas áreas do conhecimento, oportunizando a desconstrução de métodos arcaicos e construção de novos paradigmas que favorecem o protagonismo de nossos educados no enfretamento dos novos desafios”, comenta Marluce.

O coordenador do curso, Luciano Bittencourt de Abreu, pontua que a iniciativa contribui para que o estudante tenha acesso às informações atualizadas relacionadas com o contexto da segurança e meio ambiente, consoantes com as diretrizes praticadas em uma empresa reconhecida pela sua abrangência no mercado nacional e internacional.

“Esse evento, além de trazer um leque diversificado de informações, traz como valor agregado a oportunidade de interagir diretamente com um profissional renomado da área, constituindo-se em uma oportunidade excelente para a comunidade acadêmica”, finaliza o professor.

Publicado por Ana Cláudia Richardelli

18 julho 2024
Novo edital para Bolsa Social – EAD
16 julho 2024