Curso de Ciências Biológicas promove 14ª Semana da Biologia

O curso de Ciências Biológicas realiza, entre os dias 31 de agosto e 04 de setembro, a 14ª edição da Semana da Biologia. Com o tema Biodiversidade e Interações Ecológicas, a iniciativa faz alusão ao ano da Biodiversidade definido pelo Programa Nacional das Nações Unidas (PNUMA) e acontecerá integralmente em ambiente virtual, pelo Google Meet.

Para a coordenadora do curso, Isabela Crespo, a o evento é tradicional no curso e se destaca por ser um momento de discussões, atualizações e de troca de conhecimentos. “A programação deste ano está rica e diversa. Discutiremos sobre o impacto que as pandemias trazem à Biodiversidade, assuntos relacionados à Zoologia, Ornitologia, a importância da fotografia, atuação do biólogo e muito mais”, afirma.

Programação

A abertura da Semana acontece na próxima segunda-feira (31), às 19h, com a palestra “Profissão Naturalista na Amazônia”, ministrada pelo pesquisador ornitólogo e curador da Coleção de Aves do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Dr. Mario Cohn-Haft. Na sequência, será realizado o encontro “Atuação do biólogo como perito criminal”, com a participação da doutora em Entomologia no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Dra. Cinthia Barreto Chagas Vieira.

Na terça (1º), o fotógrafo vencedor do Prêmio Comunique-se (2019), Adriano Gambarini, conduz a palestra “A importância da fotografia na conservação da biodiversidade” às 19h. A seguir, será realizado o encontro “Zoologia, ciência, vida e amor: da graduação à produção científica”, com a presença da doutora em Zoologia (UNESP), Daniella França.

Na quarta (02), os inscritos assistirão, às 19h, à palestra “Paleoetologia: estudando o comportamento de organismos extintos”, ministrada pela doutora em Zoologia (UFRJ), Fabiana  Costa. Às 20h40, a doutora em Ecologia e Evolução e pesquisadora de pós-doutorado da Universidade de Marylan (EUA), Luisa Diele-Viegas, falará sobre “Os impactos da pandemia ao meio ambiente”.

Já no primeiro encontro do dia seguinte (03), o escritor, consultor e ativista ambiental, José Truda Palazzo Jr. falará sobre “A importância ecossistêmica das grandes baleias nos oceanos”. Às 20h40, será realizada a mesa-redonda “Perda de Biodiversidade X pandemias”, com a participação das mestres em Ecologia Aplicada (UFLA), Ludmila Rocha Penoni e Rayssa Karolina Ferreira Borges e do doutor em Biologia Parasitária (Fiocruz).

O encerramento da programação da Semana acontece na sexta-feira (04), às 19h com a palestra “O potencial da Biodiversidade como fonte de novos medicamentos”, ministrada pela mestre em Biociências e Biotecnologia (UENF), Ana Paula Agrizz.

PNUMA

OPrograma das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), principal autoridade global em meio ambiente, é a agência do Sistema das Nações Unidas (ONU) responsável por promover a conservação do meio ambiente e o uso eficiente de recursos no contexto do desenvolvimento sustentável.

Estabelecido em 1972, o PNUMA tem entre seus principais objetivos manter o estado do meio ambiente global sob contínuo monitoramento; alertar povos e nações sobre problemas e ameaças ao meio ambiente e recomendar medidas para melhorar a qualidade de vida da população sem comprometer os recursos e serviços ambientais das gerações futuras.

Publicado por Ana Cláudia Richardelli

25 abril 2024