Dia do Engenheiro Químico é comemorado com programação especial

No próximo domingo (20), comemoramos o Dia do Engenheiro Químico em todo o Brasil. Os profissionais são responsáveis por dirigir e fiscalizar a fabricação, o controle e a qualidade de diversos produtos químicos, o desenvolvimento de novos produtos e aplicações, além de projetar, dimensionar, otimizar processos, selecionar e desenvolver equipamentos para as indústrias químicas e de controle ambiental. Para celebrar a data, o curso de Engenharia Química promove, nos dias 21 e 22 de setembro, uma programação especial de atividades em ambiente virtual.

No primeiro dia de evento, às 19h, acontece o debate sobre “Produção de Cosméticos”, com a participação da egressa em Farmácia que trabalha atualmente na produção de cosméticos da Central Farma, Edilaine do Carmo Reis Silva e da egressa em Engenharia Química e atual docente da Escola Criativa, Lorena Corrêa. Na sequência, às 21h, o estudante do curso de Sistemas de Informação e membro do Projeto Baja, Guilherme Castro Oliveira, irá conduzir a primeira parte do curso “Introdução à Business Intelligence com Power BI”.

Na terça-feira (22), às 19h, o doutor em Química com ênfase em Físico-Química (UFMG), Luciano Sindra Virtuoso, irá ministrar a palestra “Possibilidades e desafios Biotecnológicos: o uso de Sistemas Aquosos Bifásicos”. Logo depois, acontece a segunda parte da capacitação sobre Business Intelligence com Guilherme Castro Oliveira.

Segundo o coordenador do curso, Leonardo Ramos Paes de Lima, os temas abordados na comemoração foram selecionados a partir do interesse dos estudantes e permitem que os participantes vivenciem experiências interessantes e atualizadas no contexto e cenário do engenheiro, principalmente para o  Engenheiro Químico. “Na oportunidade, abordaremos desde a produção de cosméticos, ferramentas emergentes na prática do profissional à técnicas inovadoras e ambientalmente sustentáveis, a chamada química verde”, completa. As inscrições para os eventos já podem ser feitas pelo Portal do Aluno.

Engenharia Química no Unileste

O curso forma profissionais qualificados para atuar no desenvolvimento e na operação dos processos em escala industrial, dimensionando equipamentos e definindo rotas e etapas do processo produtivo. Sua atuação abrange desde o planejamento, passando pelos cuidados com segurança e meio ambiente, até a concepção e operação de uma planta industrial, seja pela agregação de valor por meio da separação de substâncias ou na transformação de materiais. Clique aqui para conhecer um pouco mais sobre o curso.

Publicado por Ana Cláudia Richardelli

25 abril 2024