set

Estudantes de Direito utilizam plataforma de simulação jurídica virtual

Estudantes do curso de Direito do Unileste passam a utilizar plataforma de simulação jurídica virtual para equilíbrio entre a teoria e prática profissional. A metodologia inovadora garante diferentes situações para que o graduando possa ter familiaridade e habilidade em todas as etapas de um processo judicial presencial e/ou on-line.

De acordo com o coordenador do curso, Wallace Costa, neste segundo semestre de 2020, mais de 150 estudantes vinculados às disciplinas de estágio supervisionado de prática simulada e real e de responsabilidade civil terão atividades na plataforma (Juristta.com). “A ferramenta permitirá o desenvolvimento de habilidades e competências para os novos desafios que o estudo do Direito vem exigindo. Formar profissionais mais bem qualificados é um dos objetivos fundamentais do nosso curso”, aponta.

Prática

Cada estudante vinculado às disciplinas citadas recebem login e senha individuais para acesso ao Juristta.com para visualização das tarefas elaboradas e postadas pelos professores do curso. Desse modo, o formando passa a simular a prática desde o início do processo, como a realização de entrevista com o cliente simulado, apresentação do caso, criação de petição inicial, simulação de documentos, recursos, condução de todo o rito processual e participação ao vivo e on-line de audiências.

O processo judicial eletrônico, que faz parte do dia a dia dos profissionais do Direito, agora ganhou ainda mais destaque diante deste novo cenário. Em tempos de pandemia e, consequentemente, com a supressão de encontros presenciais em instituições de ensino, audiências, fóruns, entre outros locais, a nova metodologia auxilia e retoma as atividades simuladas que, até então, se restringiam à realização presencial com estudantes e professores.

De acordo com a professora do curso Dahyana Siman, “a prática simulada é de fundamental importância na formação do estudante e essencial para sua efetiva preparação profissional”, afirma.

Núcleo de Prática Jurídica e Tribunal do Júri

Além da plataforma de simulação on-line, os estudantes contam também com outros espaços para simulação física e atendimento à comunidade, que estão temporariamente fechados devido à suspensão das aulas presenciais: o Tribunal do Júri e Sala de Audiência José Edélcio Drumond Alves (campus Coronel Fabriciano), inaugurado em agosto de 2019. Segundo a Instituição, o espaço intensifica as ações de metodologias ativas e preparação profissional dos graduandos por meio da criação de júri e audiências.

Outro projeto importante protagonizado pelos estudantes é a atuação do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), que busca democratizar o acesso à justiça por meio do oferecimento de atendimentos gratuitos com serviços de orientação e acompanhamento jurídico para pessoas carentes do município de Coronel Fabriciano. Sem a Defensoria Pública na cidade, o NPJ realiza importante trabalho de responsabilidade social e contribui para a formação profissional e humana de seus estudantes e ex-alunos. Para saber mais sobre os projetos de responsabilidade social ofertados pelo Unileste acesse unileste.catolica.edu.br.

Publicado por Daniella Andrade Oliveira

28 junho 2024
UNILAB apresenta rebrandig de ONGs de Timóteo e Santana do Paraíso
26 junho 2024