2020
nov
04
Evento

Tema do Projeto Integrador é apresentado em Congresso Internacional de Enfermagem

Estudantes e docente do curso de Enfermagem participaram do 14º Congresso Internacional da Rede Unida, que teve como tema “Saúde é Vida em resistência: traçando caminhos com o SUS”, realizado em formato on-line, entre os dias 28 de outubro a 01 de novembro.

Na ocasião, a equipe Unileste apresentou o trabalho “Arco Maguerez – Análise da técnica de verificação da pressão arterial”, desenvolvido pelas estudantes Danielle Fernandes, Adma Gonçalves e Taisa Ávila, sob orientação da professora e mestre Thamara de Souza Campos.

O Unileste apoia e incentiva o envolvimento de estudantes e professores em projetos de pesquisa e iniciação científica. Isso possibilita a melhoria contínua da qualidade de formação do discente, bem como o avanço da compreensão de problemas apresentados pela realidade regional e nacional.

Danielle Fernandes, estudante que apresentou o trabalho durante o Congresso, conta que a ideia surgiu a partir da realização do Projeto Integrador e que a análise sobre a pressão arterial foi realizada em visita às Unidades Básicas de Saúde (UBS): “é um privilégio falar sobre um tema tão relevante como o SUS e tendo ainda a possibilidade de destacar, cada vez mais, a importância da enfermagem no processo de educação permanente”, afirma.

A atuação dos professores como orientadores e elaboradores de propostas de pesquisa também é crucial, pois tem favorecido a qualidade do ensino, permitindo o aprofundamento de investigações teóricas e a busca de soluções para os problemas locais e de interesse da comunidade. A professora Thamara de Souza afirma: “fico muito feliz de ver o desenvolvimento e interesse dos acadêmicos pela pesquisa, assim os estudantes podem criar e propor soluções baseadas em evidências o que é essencial para a formação profissional”.

Projeto Integrador

O Projeto Integrador é uma atividade acadêmica, realizada a cada período letivo, a qual os estudantes são estimulados a integrar e desenvolver habilidades próprias do campo profissional e/ou social na área de atuação escolhida. Na busca de soluções para as situações-problema, os estudantes trabalham com materiais alternativos e vivenciam desafios que possibilitam a experimentação de novas técnicas e busca pela inovação.

Publicado por Ana Cláudia Richardelli

Notícias Recentes

13 dezembro 2024
Unileste participa de mostra de profissões na FIEMG
11 dezembro 2024
Unileste renova prestigiado selo Great Place to Work (GPTW) 
03 dezembro 2024
Estudante de Odontologia tem artigo publicado em revista científica da maior rede de educação médica do Brasil