2020
nov
12
Evento

Semana de Iniciação Científica e de Extensão do Unileste recebe Leonardo Boff e Nilma Lino

Gratuita e aberta para toda comunidade, a programação será realizada em ambiente virtual.

 O Unileste realiza a 21ª Semana de Iniciação Científica e a 12ª Semana de Extensão (Sicex), entre os dias 18 e 20 de novembro. Com o tema “O Ensino, a Pesquisa e a Extensão na Construção de um Humanismo Solidário”, o evento traz como convidados os professores e pesquisadores Leonardo Boff e Nilma Lino.

Gratuita e aberta para toda comunidade, a programação será realizada em ambiente virtual e conta com webinars, minicursos e apresentação de pesquisas e trabalhos científicos desenvolvidos por estudantes, professores e servidores do Unileste e de outras instituições de ensino superior (IES). Os interessados em participar como ouvintes não precisam realizar inscrição prévia, basta acessar a página do evento para ter acesso às transmissões on-line nos dias programados.

Para o reitor do Centro Universitário, Dr. Genésio Zeferino, a Sicex cumpre um dos papéis sociais das IES: “disseminar o conhecimento adquirido e desenvolvido na academia para a sociedade”, afirma. O professor acrescenta ainda que, o tema desta edição, está alinhado ao Pacto Global pela Educação, anunciado pelo Papa Francisco no início deste ano.

“Entre os objetivos do Pacto estão a socialização de projetos e experiências acadêmicas para além dos muros das universidades, e apresentação da família, escola e sociedade como um elo essencial para a formação de cidadãos conscientes para a construção de uma sociedade mais fraterna, solidária, justa e humana”, informa o reitor.

Programação da Sicex

Segundo a coordenadora de Pesquisa e Extensão do Unileste, Dra. Gabriela von Rückert, diversos debates sociais estarão em pauta. “Assuntos importantes como o racismo, a educação de qualidade, a ecologia integral, o voluntariado, a igualdade de gênero, entre outros serão debatidos”, afirma.

Para a palestra de abertura (18/11), a professora e pesquisadora Nilma Lino apresentará a “A educação superior na construção do humanismo solidário: racismo e antirracismo”. Nilma foi reitora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB) e ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e do Ministério das Mulheres, Igualdade Racial, Juventude e Direitos Humanos no Brasil (2015 – 2016).

No segundo dia de programação, a historiadora e especialista em Gestão de Pessoas, Jenisse Lanza, realiza a palestra “Cidadania: um exercício diário”. Lanza também atua na ONG Observatório Social do Brasil, de Itabira-MG, e é voluntária em outros projetos sociais.

Já na programação de encerramento da SICEX 2020, a ser realizada no dia 20, os participantes poderão acompanhar webinar com o filósofo Leonardo Boff sobre os “Desafios do humanismo solidário: o cuidar da casa comum”. Boff é um dos principais teólogos e escritores em atividade no país, membro da Iniciativa Internacional da Carta da Terra e foi professor de Teologia e Espiritualidade em vários centros de estudo e universidades no Brasil e no exterior, além de professor-visitante nas universidades de Lisboa (Portugal), Salamanca (Espanha), Harvard (EUA), Basel (Suíça) e Heidelberg (Alemanha).

Prêmio Dom Lelis Lara

Agregada à programação da Sicex, a Instituição também realiza a Semana Integrada das escolas de Ciências Sociais e Aplicadas e Politécnica e promove a terceira edição do Prêmio Dom Lelis Lara, concedido ao melhor trabalho de apresentação oral relacionado ao tema da Semana. O nome do prêmio é uma homenagem póstuma ao bispo emérito da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano (MG), Dom Lelis Lara, que teve papel e contribuição significativa nas ações com foco no desenvolvimento do Vale do Aço e do Unileste.

 

Serviço: Semana de Iniciação Científica e de Extensão do Unileste
Data: 18 a 20/11/2020
Local:
  ambiente virtual
Inscrições: Não é necessário realizar inscrição prévia. Programação gratuita e aberta ao público.
Programação: clique aqui

Publicado por Daniella Andrade Oliveira

Notícias Recentes

26 abril 2024
O Reitor do Unileste decreta luto de três dias pela morte de Athos Saulo Reis, estudante de Eng. de Software
25 abril 2024
Unileste celebra 60 anos de Ipatinga com ações gratuitas no Parque Ipanema