set

Professora é coautora de capítulo de livro da ABRAPEE

A docente Stela Maris Bretas é uma dos autores convidados para a composição do livro “Por que a Psicologia na Educação? Em defesa da emancipação humana no processo de escolarização – Vol. I”

A professora dos cursos de Pedagogia e Psicologia do Unileste e coordenadora da representação estadual da Associação Brasileira de Psicologia Escolar Educacional (ABRAPEE), Ma. Stela Maris Bretas Souza, consagrou mais uma de suas pesquisas por meio da coautoria do capítulo intitulado: “Psicologia e Serviço Social na Educação Básica de Minas Gerais a partir da Lei 13.935/2019: trajetória e contribuições”, junto aos coautores Celso Francisco Tondin, Luiz Henrique de Souza Cunha e Paulo César Lourenço da Silva, no livro “Por que a Psicologia na Educação? Em defesa da emancipação humana no processo de escolarização – Vol. I”, idealizado pelas presidentas da ABRAPAEE.

Segundo Ma. Stela, “o capítulo apresenta elementos teóricos e práticos realizados exitosamente pela psicologia nos processos de escolarização e que reafirmam a importância dos psicólogos e assistentes sociais no sistema educacional.” A docente reitera que após 19 anos de espera a Lei Federal 13.935/19 que trata da inserção de psicólogas e assistentes sociais na rede de educação básica foi aprovada. “Tivemos em dezembro de 2019 a aprovação dessa lei, sendo assim, não só o meu capítulo, mas toda a edição do livro pretende subsidiar aqueles que trabalham ou irão trabalhar com a educação e que necessitam de apoio em seu fazer”, acrescenta.

O livro é resultado de vários trabalhos desenvolvidos por pesquisadores de todo o Brasil, engajados com o fazer da Psicologia Escolar e que lutam pela defesa de uma escola pública de qualidade. “As organizadoras convidaram para participar do livro pessoas com trajetória e experiências na Psicologia Escolar. E dentre estas pessoas eu fui convidada. Para mim, o livro tem um diferencial, pois além da publicação de um capítulo que é muito importante, principalmente na carreira acadêmica, tem o fato do reconhecimento de um trabalho de uma vida, em prol da Psicologia Escolar”, afirma a coautora Stela.

Publicado por Érica da Costa Soares Rocha

26 abril 2024
O Reitor do Unileste decreta luto de três dias pela morte de Athos Saulo Reis, estudante de Eng. de Software
25 abril 2024