jun

Cursos de Comunicação Social do Unileste apresentam “OsCalouros” hoje (22)

Hoje (22), às 19h, estudantes do 1º período dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais (Unileste) apresentam no Auditório Padres do Trabalho – campus Coronel Fabriciano, a 15ª edição do “OsCalouros” – clássica mostra de vídeos, vinculada à disciplina Linguagem Cinematográfica. O evento com o tema “Eu me comunico Assim” é aberto ao público, gratuito e sem a necessidade de inscrição prévia.

Segundo o professor da disciplina, Me. William Trevizani a mostra é realizada nos moldes do Oscar da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos. “O “Oscalouros” é uma oportunidade para os estudantes terem um primeiro contato com a linguagem do cinema de forma criativa. Eles têm três minutos para se expressarem a partir de um tema nem sempre fácil. No entanto, pelos roteiros que supervisionei, acho que teremos coisas boas para ver”, destaca o docente.

O calouro do curso de Jornalismo, André Coelho, conta que o trabalho realizado para o evento serve de aprendizado para projetos tanto pessoais quanto profissionais. “A experiência da produção do curta para o “OsCalouros” foi desafiadora, no sentido de colocar em prática nosso aprendizado, mas é gratificante ver que o nosso trabalho foi bem-feito. Vou levar essa experiência não só para a profissão, como também para vida”, afirma o estudante.

A apresentação desta edição ficará por conta do discente Bruno Campos, do 5º período do curso de Publicidade e Propaganda, e a comissão organizadora é composta por alunos e egressos das graduações, que também são responsáveis pela criação, atendimento e toda a mídia do evento.

Filipe Ramos, um dos integrantes da comissão, revela que a organização é uma grande responsabilidade, principalmente por já ter participado de edições anteriores.  “É uma honra fazer parte dessa comissão. Sabemos das dificuldades e do desafio que é fazer um trabalho como esse já no primeiro período dos cursos”, explica.

Premiação

Ao final das apresentações, os jurados definem os vídeos vencedores para receber a premiação nas categorias: Melhor Filme; Melhor Ator; Atriz; Fotografia; Edição; Roteiro e o Voto Popular de Melhor Filme. Nesta edição, o corpo de jurados é composto por profissionais de renome que atuam na região do Vale do Aço em áreas das artes cênicas, jornalismo e produção e edição de vídeos.

Publicado por Érica da Costa Soares Rocha

30 abril 2024