2022
jun
27
Notícias

UNILAB abre inscrições para novas empresas

O Laboratório de Inovação e Soluções Unileste (UNILAB) está com inscrições abertas para pequenas, médias e grandes empresas, públicas ou privadas, que buscam soluções estratégicas para problemas diversos nos campos da gestão, produção e prestação de serviços. Os interessados podem cadastrar suas solicitações no site: unileste.catolica.edu.br/unilab, até o dia 22 de julho.

Atualmente, o UNILAB desenvolve gratuitamente 10 projetos ligados a empresas dos setores alimentício, têxtil, mineral e de higiene e limpeza, com equipes multidisciplinares que envolvem mais de 40 estudantes e professores dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Química, Administração e Ciências Contábeis. Dentre os projetos em curso, há um deles no qual busca-se solução para o tratamento e reaproveitamento de efluente industrial por meio de técnicas sustentáveis que proporcionem bons resultados na remoção de contaminantes, com vistas a preservar o meio ambiente e agregar valor ambiental ao processo produtivo da empresa parceira.

Segundo a docente do curso de Engenharia Química, Me. Jaqueline Lacerda da Silva, que integra o grupo de professores tutores desse projeto, os estudantes envolvidos já desenvolveram estudos teóricos, processos e equipamentos para solucionar os problemas demandados. “Eles projetaram, construíram e testaram nos laboratórios do Unileste, com sucesso, um reator Foto-Fenton para polimento do efluente, no qual após um processo de decantação para a separação dos sólidos suspenso, será aplicado um processo oxidativo avançado (POA). Este método proporciona tratamento para impurezas de difícil remoção”, explica.

O pró-reitor Acadêmico do Unileste, Dr. Marcelo Vieira Corrêa, destaca os benefícios da parceria entre empresas do Vale do Aço e a comunidade acadêmica. “É uma troca muito importante, pois permite à empresa solucionar problemas reais por meio do conhecimento científico e, aos estudantes, o desenvolvimento de competências e habilidades a partir de novas práticas já operadas no mundo do trabalho”.

Como cadastrar sua demanda 

Os interessados podem inscrever suas demandas no site unileste.catolica.edu.br/unilab, registrando-as em nome de uma pessoa jurídica, podendo ser de qualquer natureza (público ou privada) dos segmentos da indústria, do comércio, de serviços ou ONGs.

A partir do cadastro, a comissão responsável pelo UNILAB irá avaliar a demanda, selecioná-la e, em seguida, definir a equipe de atuação composta por professores, pesquisadores, universitários e demais profissionais. Uma vez avaliada e acatada a demanda, será realizada a assinatura do termo de aceite de cooperação técnica entre as partes para atuação conjunta no desenvolvimento do projeto, por meio de consecutivas reuniões, até a entrega final da solução.

 

Publicado por Érica da Costa Soares Rocha

Notícias Recentes

26 abril 2024
O Reitor do Unileste decreta luto de três dias pela morte de Athos Saulo Reis, estudante de Eng. de Software
25 abril 2024
Unileste celebra 60 anos de Ipatinga com ações gratuitas no Parque Ipanema