dez
Notícias

Egressa de Ciências Biológicas apresenta projeto iniciado durante a graduação em Convenção internacional

A egressa do curso de Ciências Biológicas do Unileste, Priscila Silva Gomes, apresentou no último mês, um projeto sobre quelônios continentais (tartarugas, cágados e jabutis) que vivem tanto na água doce como na salgada e em terra firme e criados em cativeiro. A ex-aluna apresentou o trabalho na Conferência da URBIO – Rede Internacional Urban Biodiversity and Design, realizada de forma híbrida, em Bruxelas.

O artigo “Illegal captive breeding of continental chelonians: an ethnoherpetological approach to understand this activity in Brazil”, surgiu durante a graduação no Centro Universitário, e observou no período de 2017 a 2019, especificamente, a população de jabutis do Centro de Biodiversidade da Usipa (CEBUS), em Ipatinga.

O estudo, que também contou com a participação do docente dos cursos de Ciências Biológicas e Medicina Veterinária, Dr. Marcos Vinícius Rodrigues, evidenciou a relevante importância ecológica e socioeconômica desses animais, considerados parte indissociável da cultura de povos tradicionais em algumas regiões do Brasil.

Para a egressa, a apresentação dos resultados do artigo em um evento internacional foi muito significativo em sua vida e carreira profissional. “Esse momento serviu como uma base de motivação, no qual por meio do reconhecimento e espaço, foi possível apresentar ao núcleo científico internacional dados importantes de um trabalho realizado no Vale do Aço”, conta Priscila.

Conferência da URBIO

A rede URBIO é uma organização científica sem fins lucrativos e sem orçamento próprio, que organiza e realiza a “Integrating Biodiversity in Urban Planning and Design Processes”, desde 2008. O evento tem o objetivo de promover o intercâmbio científico entre pesquisadores, profissionais e partes interessadas, por meio da discussão de conceitos de pesquisa e resultados de aplicações práticas na integração da biodiversidade ao planejamento e desenho urbano.

Publicado por Érica da Costa Soares Rocha

16 julho 2024
Unileste participa da 34ª Expo Usipa
12 julho 2024