2023
nov
01
Curso

Engenharias: estudantes participam de visita técnica em Usina Nuclear

Nesta segunda-feira (30), estudantes dos cursos de Engenharia do Unileste, realizaram uma visita técnica a Usina Nuclear de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. A ação contou com a organização do coordenador do curso de Engenharia Civil, Fabrício Moura Dias, do coordenador de Engenharia Elétrica, Luciano Bittencourt de Abreu, do coordenador Leonardo Ramos Paes de Lima e da professora Flávia Souza Pio, ambos do curso de Engenharia Química. 

O momento foi uma oportunidade para que os graduandos compreendessem de maneira mais profunda o funcionamento dos reatores nucleares, sistemas de controle, segurança e todos os aspectos intrínsecos que envolvem a geração de energia nuclear.  

“Nossos estudantes ficaram encantados com estas possibilidades, sendo uma área de atuação muito distante de suas realidades. Ao visitar uma usina nuclear, os estudantes puderam explorar e debater sobre diversas questões curriculares de maneira mais aprofundada. Eles puderam compreender os desafios de gerenciamento de resíduos nucleares, a supervisão nuclear e a importância da responsabilidade social na engenharia.”, conta o coordenador do curso de Engenharia Química, Leonardo Ramos Paes de Lima. 

O coordenador Leonardo também ressalta que com a visita, os estudantes puderam ter uma melhor dimensão sobre os benefícios dos avanços tecnológicos da área, associados ao consumo e produção de energia elétrica sustentável. “Segundo a WNA (Associação Nuclear Mundial, da sigla em Inglês), hoje, 14% da energia elétrica no mundo é gerada através de fonte nuclear e este percentual tende a crescer com a construção de novas usinas, principalmente nos países em desenvolvimento (China, Índia, etc.). A maior vantagem ambiental da geração elétrica através de usinas nucleares é a não utilização de combustíveis fósseis, evitando o lançamento na atmosfera dos gases responsáveis pelo aumento do aquecimento global e outros produtos tóxicos”, pontua.  

Confira alguns dos registros: 

Publicado por Juliana Gonçalves Passos

Notícias Recentes

06 maio 2024
Educação Católica: Fermento de Fraternidade para um Mundo Mais Unido
06 maio 2024
Avaliação Institucional 2024.1 
02 maio 2024
Maio Amarelo 2024: taxa de mortalidade no trânsito brasileiro aumentou 2,3% no último ano