2023
dez
11
Curso

Unileste participa da 20ª edição do CONVIBRA    

Nos dias 05, 06 e 07 de dezembro, professores e estudantes do Programa de Iniciação Científica do Unileste, marcaram presença na 20ª edição do Congresso Virtual de Administração (CONVIBRA). O evento, promovido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em colaboração com instituições de destaque, realiza a apresentação de estudos interdisciplinares, que exploram as áreas de engenharia elétrica e medicina veterinária. 

Entre os participantes da ação, esta o grupo de pesquisadores do Unileste, liderado pela Prof. Dra. Marluce Teixeira Andrade Queiroz, do curso de Engenharia Elétrica, composto pelos graduandos em Medicina Veterinária, Sara Vitória Lima Donato, Vitor Rodrigues Faria Almeida e Matheus Pereira Leite, que apresentam o trabalho “Energia solar fotovoltaica: Um estudo sobre os benefícios e relevância do gerenciamento ambiental para prevenção de possíveis danos aos componentes bióticos e abióticos”. 

O trabalho tem como embasamento uma pesquisa realizada pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG), que retrata os desafios da energia solar fotovoltaica. Entre as dificuldades, destacam-se o custo inicial de instalação, a falta de políticas totalmente desenvolvidas e, principalmente, a ausência de padronização nos processos relacionados à destinação de resíduos gerados por instalações fotovoltaicas, especialmente no final de sua vida útil. Tais situações podem acarretar repercussões adversas para a biota animal, exigindo aprimoramentos nas práticas de gerenciamento ambiental nesse contexto de exploração energética. 

A Professora destaca a importância da aplicação de modelos de gestão adequada diante desses desafios. “O estudo busca contribuir para a discussão sobre o destino responsável dos módulos fotovoltaicos no final de sua vida útil, envolvendo a proteção do meio ambiente. A falta de processos adequados para a recuperação e reutilização de materiais, como vidro, alumínio e semicondutores, pode favorecer a biodisponibilidade de metais tóxicos, impactando tanto seres humanos quanto animais.”, explica Marluce.  

Para o coordenador da Engenharia Elétrica, o Prof. Mestre Luciano Bittencourt de Abreu, a visão interdisciplinar é estimulada durante a vida acadêmica e a discussão desses assuntos em eventos científicos, favorece o engajamento, estimulando debates que oportunizam avanços no gerenciamento dos resíduos e a prevenção de acidentes no setor energético. “A pesquisa científica interdisciplinar é extremante enriquecedora, a partir dessas abordagens, indivíduos com diferentes conhecimentos interagem com um mesmo objeto de estudo, desse modo, favorecendo a consolidação de resultados que podem contribuir com o desenvolvimento suportado”, afirma. 

Clique aqui e acesse ao artigo completo.  

Publicado por Juliana Gonçalves Passos

Notícias Recentes

18 novembro 2024
Consciência Negra e Direitos Humanos: a busca pela equidade
13 novembro 2024
Unileste promove 19ª Semana da Consciência Negra e Direitos Humanos
12 novembro 2024
Vagas remanescentes no curso Técnico de Cuidados de Idosos