maio

Atividade interdisciplinar de Extensão integra Revista de Química Industrial

A extensão universitária do Unileste ocorre com a perspectiva de contribuir para a formação do graduando como profissional cidadão. Os projetos se constituem em espaços privilegiados de construção do conhecimento para a superação das desigualdades sociais através da prática acadêmica – interligando a Universidade com as demandas da população.

Nesse contexto, as docentes Marluce Teixeira Andrade Queiroz e Thamara de Souza Campos Assis, relataram em artigo técnico as experiências no trabalho conjunto dos projetos de extensão “Educação no Trânsito” do curso de Engenharia Mecânica e “Saúde + Educação”, do curso de Enfermagem. O trabalho integrará a próxima edição da Revista de Química Industrial (RQI), com o título “Aplicação da gamificação em atividades de Educação no Trânsito”.

Educação no Trânsito

Segundo Marluce, o estudo retratou ações aplicadas para discentes dos últimos períodos de Engenharia Química. “A abordagem relata as atividades de desenvolvimento de competências em relação ao deslocamento urbano, explorando a legislação de trânsito, poluentes produzidos por veículos e educação ambiental”.

Para a docente, a dinâmica utilizou a exposição dialogada, garantindo valores democráticos de igualdade de direitos, respeito à pessoa e sustentabilidade ambiental e social. Descreve-se também, no artigo, o uso da gamificação como estratégia para favorecer o protagonismo dos estudantes, colocando-os na condição de agentes na construção do próprio conhecimento.

O coordenador do curso de Engenharia Mecânica, Antônio Machado, destaca que as atividades desenvolvidas nos projetos de Extensão buscam oferecer aos estudantes uma diversificação de ações que contemplam o desenvolvimento harmônico do processo educativo. “Esse tipo de produção científica evidencia os fatores de interdisciplinaridade em ambiente interprofissional, sendo exploradas na dinâmica institucional. Desse modo, ocorrem condições propícias que possibilitam a junção de distintas do conhecimento como a Engenharia e Enfermagem”, finaliza.

Conheça o projeto no link.

Saúde + Educação

De acordo com Tamara, coautora, o artigo retrata também a formação em primeiros socorros. “É importante divulgar esse trabalho com o objetivo de estimular a sua realização. A realidade nacional mostra que existe um número impressionante de acidentes, desse modo, a necessidade da inclusão do ensino em primeiros socorros é inquestionável. Afinal, o socorro especializado nem sempre está presente ou próximo o suficiente para prescindirmos desse recurso como sociedade. Em diversos países, esse assunto é ementa obrigatória”, reforça.

Saiba mais sobre o projeto clicando aqui.

Extensão

A disseminação do conhecimento produzido, respeitando os valores culturais da comunidade, reflete o compromisso social do Unileste. A trilogia ensino, pesquisa e extensão acontece de forma concreta, em que a pesquisa aprimora e produz novos conhecimentos, os quais são difundidos pelo ensino e pela extensão, de maneira que as três atividades tornam-se complementares e interdependentes, atuando de forma sistêmica.

Clique aqui e conheça mais sobre a Extensão no Unileste.

Publicado por Ana Cláudia Richardelli

16 julho 2024
Unileste participa da 34ª Expo Usipa
12 julho 2024