out
Geral

Curso de Jornalismo realiza bate-papo entre profissional da área do esporte e acadêmicos

O convidado Tiago Borges é egresso do Unileste

Visando aproximar a academia do mercado, construir novas perspectivas de aprendizado e incentivar os estudantes do 6º período do curso de jornalismo do Unileste a trilharem os futuros passos na profissão, foi realizado nesta semana, um bate-papo entre os acadêmicos e o jornalista Tiago Borges, egresso do Unileste.

A ação foi realizada durante a aula da disciplina de Jornalismo Especializado, ministrada pelo Prof. Marcelo Duarte, que destacou a importância de momentos como esse para o aprendizado dos estudantes. “A troca de experiências com profissionais, referências em suas áreas de atuação, permite aos acadêmicos uma melhor compreensão da realidade do mercado. Entendo que momentos como esse motivam e inspiram nossos estudantes.”

Na ocasião, os presentes tiveram a oportunidade de conhecer mais de perto os bastidores da cobertura jornalística de alguns dos principais eventos esportivos da América do Sul, por meio da experiência de Tiago Borges. Afinal, o atual chefe de redação da InterTV dos Vales (afiliada Globo), possui um vasto caminho no jornalismo, com passagens em diversos veículos de comunicação como: rádio Itatiaia, TV dos Vales e TV Alterosa.

Com o auxílio de fotos e vídeos, o jornalista apresentou os bastidores de grandes jornadas no esporte como videorrepórter na TV Alterosa. “Eu tive a oportunidade de conhecer vários estádios de futebol, do Brasil e da América do Sul. Fiz coberturas dos times Atlético-MG e Cruzeiro em competições internacionais. É bacana, conhecer novos lugares e culturas, além de sentir a energia da cidade para receber a partida de futebol.”

Outro momento marcante, foi a forma descontraída como o profissional respondeu perguntas e esclareceu dúvidas dos estudantes. Ao final, acrescentou que a experiência obtida durante sua passagem no esporte, contribuiu em diversos aspectos no segmento da sua carreira. Além do compartilhamento de experiências, Tiago incentivou e deu conselhos para os estudantes. “A mensagem que deixo, é não se acomodar, correr atrás de aprimoramento, buscando sempre novos olhares, e não permanecer apenas na zona de conforto”.

Incentivos que fizeram grande diferença para Vinícius Vidal, o estudante de jornalismo destacou pontos importantes da conversa. “Muitas vezes, acreditamos que precisamos saber tudo sobre futebol para estar inserido nesse meio e, ele mostrou que não. Pode-se fazer um trabalho bom, mesmo sem muito entendimento no esporte, aprendendo no dia a dia.”

Já a estudante, Juliana Gonçalves, pontuou sobre a experiência das coberturas realizadas por Tiago Borges. “As viagens me chamaram muita atenção, porque não é só você ir para outro país, fazer a matéria de campo e falar sobre o jogo. Mas sim, contar uma história, vivenciando a liberdade que o jornalismo esportivo proporciona ao repórter.”

Publicado por Érica da Costa Soares Rocha

06 maio 2024
Educação Católica: Fermento de Fraternidade para um Mundo Mais Unido
06 maio 2024