2020
jun
04
Geral

Docente do curso de Arquitetura e Urbanismo lança podcast sobre conforto ambiental

A docente do curso de Arquitetura e Urbanismo do Unileste, Kênia Alves de Paula, lançou no último domingo (31) o primeiro episódio do podcast “Habitável”, na plataforma de streaming Spotify. O projeto, desenvolvido em conjunto com a também arquiteta Danielly Garcia, promove um bate-papo sobre o Conforto Ambiental: as condições necessárias de acústica, térmica e iluminação natural para que um espaço possa se tornar habitável.

De acordo com Kênia, a ideia da iniciativa surgiu diante da pandemia e do consequente confinamento preventivo: “O cenário que vivenciamos faz oportuna a discussão sobre aspectos correlatos ao habitar e ao espaço doméstico. Nunca, na história dessa geração, vivemos tanto a nossa casa, nunca observamos tanto o comportamento da nossa casa em diferentes situações: espaço de tele trabalho, home scholling (educação domiciliar), espaços de cuidado e recreação de crianças e idosos, espaço da alimentação e do consumo”, afirma.

Clique aqui e ouça o podcast Habitável – Episódio #1

Conforto Ambiental: questões envolvidas

Um dos objetivos do projeto, com a proposta de novos conteúdos quinzenais, é levar aos ouvintes informações úteis referentes à relação com a casa, de forma individual e coletiva. Um dos temas levantados pela docente, por exemplo, é a orientação a respeito da importância da exposição da luz solar durante este período:

“A luz natural é um fator importante para promover não só a boa saúde, mas também a sensação de bem-estar e conforto. Ela pode ajudar a evitar a Desordem Afetiva Sazonal (SAD), controlando o humor, o sono e evitando a depressão. Além de ser fundamental para a produção de vitamina D, que fortalece o sistema imunológico e é uma aliada na prevenção a gripes e resfriados e infecções”, ressalta.

Outro tema abordado foi a questão da ventilação natural, estratégica na prevenção de doenças causadas por vírus como a Covid-19. De acordo com as arquitetas, ao favorecer a renovação do ar, a ventilação bem direcionada reduz a possibilidade de disseminação do agente patológico. Durante o bate-papo, também é mencionado como o simples fato de “abrir as janelas”, recomendação para evitar a proliferação do novo coronavírus, está relacionado aos demais elementos de conforto: ruído, a luz natural e a ventilação.

No primeiro episódio, Kênia e Danielly também comentam sobre como as recentes mudanças de rotina, como o aumento dos regimes de trabalho remoto, vem influenciando na necessidade de pouca interferência dos ruídos. “Pensar nos espaços no que se refere ao isolamento dos ruídos indesejados e condicionamento, ou seja, qualidade do som que é produzido dentro dos ambientes domésticos, se tornou urgente”, completa a docente.

Covid-19: confira orientações sobre prevenção e cuidados importantes

Publicado por Ana Cláudia Richardelli

Notícias Recentes

13 dezembro 2024
Unileste participa de mostra de profissões na FIEMG
11 dezembro 2024
Unileste renova prestigiado selo Great Place to Work (GPTW) 
03 dezembro 2024
Estudante de Odontologia tem artigo publicado em revista científica da maior rede de educação médica do Brasil