2020
ago
14
Geral

Docente do Unileste tem artigo publicado na Revista Motriz de Educação Física da UNESP

O docente do curso de Educação Física, Dalton Pinheiro, teve o artigo “The three and six-substitution rules in football: a preliminary comparative analysis in quantitative replacing, game statistics, win rate and winning probability” (As regras de três e seis substituições no futebol: uma análise comparativa preliminar da substituição quantitativa, estatísticas de jogo, taxa de vitória e probabilidade de vitória) publicado na  Revista Motriz de Educação Física. O trabalho foi produzido em coautoria com os pesquisadores Carlos Fernando Braz Ribeiro (egresso do Unileste), Leonardo dos Santos Siqueira e Cristiano Diniz da Silva.

O estudo analisou os efeitos das regras de substituição de 3 e 6 jogadores nos padrões de substituição, estatísticas de jogo, taxa de vitória e probabilidade de vitória no maior torneio de futebol sub-20 do Brasil: a Copa São Paulo de Futebol Júnior. Desta forma, foram analisadas 1.339 partidas da Copa, considerando o total de seis anos: três temporadas com o máximo permitido de três substituições e outras três para seis substituições.

Os pesquisadores concluíram que, no geral, as seis substituições causaram efeitos menores nas métricas analisadas. Para os autores, compreender as estratégias de substituição e a motivação da mesma, bem como os efeitos do desempenho individual e coletivo e se haverá mudanças no perfil de jogo se tornarão questões de pesquisa relevantes quando um maior número de regras de substituição forem implantadas universalmente.

De acordo com o docente, mesmo sendo o futebol uma modalidade de lentas mudanças nas regras, é provável que o número de substituições seja pauta de discussões nos próximos anos. “O estudo foi motivado pela constante discussão entre a diferença existente no número de substituições do futebol de base, especialmente as categorias sub-15, sub-17 e sub-20 e o profissional, tendo em vista que pouco se discute, ou se discutia, antes da pandemia, o número de substituições no profissional”, afirma Dalton.

Clique aqui para conferir o artigo.

Fique por dentro: a regra das três substituições no futebol passou a vigorar em 1995. Durante o período de pandemia, a International Football Association Board (IFAB), órgão que regula as regras do futebol, seguiu a recomendação da FIFA e autorizou que as equipes façam até cinco substituições em cada jogo.

A publicação

A Motriz é uma revista científica lançada em 1995 e publicada trimestralmente pelo Departamento de Educação Física, parte do Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista (UNESP). O objetivo da publicação é disseminar o conhecimento da ciência do exercício, relevante para todos os pesquisadores e profissionais que envolvam pesquisas básicas ou aplicadas.

Publicado por Ana Cláudia Richardelli

Notícias Recentes

16 julho 2024
Unileste participa da 34ª Expo Usipa   
12 julho 2024
Unileste conquista medalha de ouro na primeira Olimpíada Brasileira de Administração   
12 julho 2024
Unileste sedia Seminário Legislativo sobre o Estatuto da Igualdade Racial