abr
Notícias

Equipe Baja Unileste representam o Vale do Aço em campeonato nacional de construção de carros

Estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica, de Produção, Elétrica e Sistemas de Informação do Unileste são os representantes do Vale do Aço na 27ª Competição Baja Etapa Nacional realizada pela Sociedade de Engenheiros Automotivos Brasil (SAE Brasil).  O evento estudantil, cujo objetivo é testar os protótipos de carro de corrida off-road desenvolvidos por estudantes, começou hoje (20), em São José dos Campos (SP) e vai até o dia 24 de abril.

Para a competição, a equipe do Unileste projetou e construiu um mini-automóvel recreativo conhecido como Baja, com espaço para uma pessoa de até 1,90m de altura e peso de até 109 Kg. “A expectativa da equipe é superar o desempenho alcançado em 2019, em Piracicaba -SP, quando o grupo conquistou o 13º lugar na avaliação do projeto dinâmico, etapa em que o veículo é conduzido pelo juiz”, destaca o professor e coordenador do projeto Baja Unileste, Márcio Alexandre de Castro Alves.

Nesta edição, a competição reúne cerca de mil universitários de 66 universidades públicas e privadas e promove a avaliação comparativa dos projetos de mini-automóveis que integram o programa SAE Brasil, analisando os desempenhos na apresentação, os requisitos de segurança, comportamento dinâmico, de resistência, força e velocidade em uma prova com quatro horas de duração.

A estudante de Engenharia de Produção do Centro Universitário e integrante do projeto, Luísa Soares, ressalta a importância de participar novamente da iniciativa, após dois anos de paralisação, representando o Vale do Aço e a Instituição. “Estamos muito animados e confiantes em ter essa oportunidade de participar de um evento desse porte e que valoriza o trabalho em equipe dos estudantes.”

Baja SAE

O projeto “Baja SAE” é um desafio lançado aos estudantes de Engenharia que oferece a chance de aplicar, na prática, os conhecimentos adquiridos em sala de aula, visando incrementar sua preparação para o mercado de trabalho. Ao participar do projeto “Baja SAE”, o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de projeto, desde sua a concepção, construção e pilotagem.

Publicado por Érica da Costa Soares Rocha

28 junho 2024
UNILAB apresenta rebrandig de ONGs de Timóteo e Santana do Paraíso
26 junho 2024