Odontologia
Estudante de Odontologia tem artigo publicado em revista científica da maior rede de educação médica do Brasil
A estudante Alice Duarte, do curso de Odontologia do Unileste, publicou artigo científico na revista Diálogos, da Afya Educacional – o maior grupo de educação médica do Brasil. Intitulado “Laserterapia no SUS: A Importância e Benefícios na Prevenção e Tratamento da Mucosite em Pacientes Oncológicos”, o trabalho foi coescrito pela cirurgiã-dentista Wyllyanna Reis e pelos professores Dra. Analina Furtado Valadão e Me. Fabiano Moreira, da rede Afya.
Incentivo à pesquisa
No Unileste, a promoção de atividades que conectam teoria e prática é parte fundamental da formação dos estudantes. Um dos principais exemplos disso são as Ligas Acadêmicas, como a Liga de Estomatologia e Odontologia Hospitalar, da qual Alice Duarte faz parte. Esses grupos proporcionam aos discentes oportunidades de aprofundar conhecimentos em áreas específicas, além de estimular o desenvolvimento de pesquisas científicas que impactam positivamente a sociedade. “Participar da Liga é uma forma de explorar meu interesse pela área hospitalar e abrir caminho para que outros estudantes também conhecessem esse campo tão importante. Ser ligante é uma experiência que nos prepara tecnicamente e também nos conecta com propósitos maiores, como a humanização do cuidado com os pacientes”, conta Alice.
A coordenadora do curso de Odontologia, Dra. Audrey Bueno, ressalta que o incentivo à pesquisa é parte da missão do Unileste. “A pesquisa científica permite que nossos estudantes desenvolvam competências além da sala de aula, com impacto direto em suas carreiras e na sociedade. Trabalhos como o de Alice mostram o quanto esse estímulo é essencial para a formação de profissionais completos”, destaca.
O artigo
O câncer de cabeça e pescoço é uma preocupação global devido à alta incidência e às complicações dos tratamentos oncológicos, como radioterapia e quimioterapia. Dentre essas complicações, a mucosite oral – uma inflamação dolorosa que afeta a alimentação e a qualidade de vida – ganha destaque.
A discente Alice Duarte (ao centro), posa com a cirurgiã-dentista Wyllyanna Reis e com o Me. Fabiano Moreira.
O estudo de Alice e seus coautores revisou a literatura para avaliar a eficácia da laserterapia de baixa potência no tratamento da mucosite. A técnica demonstrou benefícios significativos, como redução da dor e da gravidade do quadro clínico. No entanto, a inclusão desse tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS) ainda é limitada, apontando para a necessidade de políticas públicas que ampliem o acesso a essa tecnologia. “Ter um trabalho publicado é uma conquista como um reflexo do compromisso em expandir o conhecimento e fortalecer a atuação na área da saúde. Essa experiência reafirma meu propósito de contribuir para melhorias no SUS, por meio de práticas e pesquisas que priorizam a humanização e o cuidado dos pacientes”, ressalta Alice.
Confira a publicação na Revista Diálogos.
Publicado por Brenda Duarte