2021
dez
01
Engenharia Elétrica

Estudantes extensionistas publicam artigo na Revista da UninCor 

Os alunos extensionistas do Projeto Ações educativas em segurança, ergonomia e meio ambiente, Murillo Júnio de Ávila Santana, Sidnei Rodrigues de Lima e Raquel Ramos da Silva, do curso de Engenharia Elétrica do Unileste, publicaram artigo científico na Revista da Universidade do Vale do Rio Verde (UninCor). O trabalho de pesquisa dos discentes tem como tema “Educação no trânsito: Formação do trabalhador”, e explanou atividades desenvolvidas no âmbito da prevenção de acidentes no modal rodoviário. A publicação pode ser conferida clicando aqui. 

A profa. Dra. Marluce Teixeira Andrade Queiroz, orientadora do artigo e coordenadora do Projeto de Extensão, explica que o texto discute as atividades de capacitação realizadas para profissionais de diversos grupos ocupacionais, com conteúdo que abrange a legislação do trânsito e estatísticas do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN). “Entre diversos assuntos importantes, pontuamos a infrações de trânsito em consonância com o DENATRAN, entre elas, o uso incorreto ou não utilização do cinto de segurança, que é item fundamental de proteção. No caso de condutores do sexo feminino, é comumente observado o uso do cinto sob as axilas e, em caso de acidente, tal situação pode ocasionar lesão no tórax com afundamento das costelas e perfuração dos órgãos internos. O cinto de segurança precisa, necessariamente, apoiar-se na clavícula e na pélvis, pois são as regiões mais resistentes do corpo, capazes de suportar a força gerada pelas colisões”, conclui Marluce.   

De acordo com o coordenador do curso de Engenharia Elétrica, prof. Me. Luciano Bittencourt, a produção do artigo e sua publicação na Revista da UninCor, fortalecem o protagonismo dos estudantes frente ao estimulo institucional para contribuição direta na comunidade. “Os discentes extensionistas que participaram da produção do artigo, tiveram a oportunidade de se colocar em contato direto com questões importantes, dentre essas, as condições de não conformidades que favorecem a ocorrência dos sinistros e relevância do atendimento dos requisitos pertinentes à legislação de trânsito. A ação coloca esses futuros profissionais como agentes transformadores da sociedade”, afirma Luciano.  

Sobre a Revista  

Revista da Universidade Vale do Rio Verde (UniCor) é uma publicação interdisciplinar de divulgação científica que tem como objetivo fomentar a produção e a disseminação de conhecimento, bem como divulgar trabalhos de discentes, docentes, pesquisadores internos e externos. A periodicidade da revista é semestral com edições especiais temáticas, publicadas esporadicamente. 

Ações Educativas em Segurança, Ergonomia e Meio Ambiente 

O Projeto de Extensão desenvolve atividades formativas que contribuem com a redução das perdas sociais, econômicas e ambientais decorrentes dos sinistros em ambientes internos e externos. Atua na formação do cidadão oportunizando novas condutas, favorecendo a adoção de uma postura proativa em relação à prevenção dos acidentes ocupacionais e ambientais.  As atividades incluem a elaboração e aplicação de oficinas educativas direcionadas para os mais diversos segmentos da comunidade da Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA). A equipe executora é formada por professores e alunos dos cursos de Engenharia. A interlocução com a sociedade ocorre em escolas, empresas, e demais localidades públicas e particulares.  

 

Publicado por Brenda Duarte

Notícias Recentes

24 janeiro 2022
Comunicado | Atividades do primeiro semestre de 2022
13 janeiro 2022
Grupo UBEC apoia a Campanha SOS Bahia e Minas Gerais 
07 janeiro 2022
Nova oportunidade para ingressar no Unileste e concorrer a bolsas de estudo de até 100%