Memória viva: Semana Nacional de Museus no Unileste celebra Padre De Man

O Museu Padre De Man, localizado no campus Coronel Fabriciano do Unileste, participará da 22ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) entre os dias 13 e 19 de maio.

Com o tema “Museus, Educação e Pesquisa”, a Semana propõe reflexões sobre a importância dos museus como espaços de aprendizado e disseminação do conhecimento. Em consonância com essa temática, o Museu Padre De Man realizará o encontro educativo “Um legado que transcende: a relevância da obra de Pe. De Man para a educação e o desenvolvimento regional, além de sua época”.

Joseph Cornélius Marie De Man, nasceu em Woender (Holanda) em 1927. Desembarcou no Brasil em 1963 e criou o Colégio Técnico em Coronel Fabriciano e a Universidade do Trabalho, alicerces do Unileste.

O evento, que contará com a participação do historiador e jornalista professor Sávio Tarso, acontecerá no dia 15 de maio, às 14h, no jardim externo do Museu Padre De Man. A entrada é franca e aberta ao público.

O Museu Padre De Man e sua importância

O espaço inaugurado nos anos 1970 é tombado pelo patrimônio histórico do município de Coronel Fabriciano, e apresenta-se como um importante espaço cultural e educativo da região.

O espaço físico onde funciona o Museu Padre Joseph Cornélius De Man fora construído nos meados dos anos 70 e tombado pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Cel. Fabriciano de acordo com a Lei Municipal nº2.097, de 26 de dezembro de 1988 e com Decreto Municipal nº1.033, de 31 de março de 1997.

O museu guarda um rico acervo que retrata a vida e obra do Padre De Man, um dos mais importantes nomes da educação no Vale do Aço, fundador da Universidade do Trabalho (que deu origem ao Unileste) e figura de grande relevância para o desenvolvimento regional.

A Semana Nacional de Museus é realizada pelo Ibram e pelo Sistema Brasileiro de Museus, e tem apoio do Conselho Internacional de Museus (ICOM) e do Ministério da Cultura.

Confira a programação nacional em gov.br/museus.

Publicado por Brenda Duarte

16 julho 2024
Unileste participa da 34ª Expo Usipa
12 julho 2024