Jornalismo
No Dia do Jornalista conheça algumas possibilidades de atuação da profissão
Hoje, 7 de abril, é comemorado o Dia do Jornalista. A data homenageia o trabalho dos jornalistas, responsáveis por apurar fatos e levar as informações sobre os acontecimentos locais, regionais, nacionais e internacionais para a sociedade, de maneira crítica, imparcial e ética.
Mas você sabe que na carreira de jornalista há diversas áreas de atuação? É isso mesmo! Televisão, rádio e jornal impresso não são as únicas possibilidades de atuação do Jornalismo. A graduação em Jornalismo oferece diferentes segmentos com boas perspectivas profissionais. Descubra abaixo algumas possibilidades da profissão!
Reportagem
Uma das áreas de atuação do Jornalismo mais conhecida é a reportagem. Isso, devido aos noticiários jornalísticos em rádios e televisão, onde a atuação deste profissional é mais percebida. Nesse segmento, o profissional deve estar sempre em busca de fatos e eventos noticiáveis que podem contribuir e/ ou impactar significativamente na vida de pessoas e comunidades. A reportagem está presente nas mídias impressas (jornais e revistas), rádio, televisão, meios eletrônicos (portais, blogs e sites) e até na literatura, com o livro-reportagem.
“Um repórter deve procurar fontes e personagens, apurar a veracidade da informação, entrevistar pessoas, ouvir diferentes pontos de vista e reunir todas as informações necessárias para criar matérias claras e objetivas. O nosso objetivo com todos esses recursos é traduzir para o público informações pertinentes do dia a dia de seu interesse. É um trabalho muito satisfatório”, explica o egresso do curso de jornalismo do Unileste, produtor e repórter, Alan Souza.
Assessoria de imprensa
Nessa área, o profissional atua como mediador entre a imprensa e o seu representante, que pode ser uma empresa, uma Organização Não Governamental (ONG) ou até uma personalidade (artista, político e atleta). Na prática, um assessor de imprensa elabora estratégias para cuidar da imagem e reputação do seu representante, com a produção de conteúdo para diversas mídias, como os releases, artigos de opinião, agendamento de entrevistas, entre outros.
“A assessoria de comunicação é uma área interessante, pois ela permite ao profissional atuar em diversas frentes junto ao seu assessorado, produzindo conteúdos para vários meios e canais. Cada material é direcionado para um público-alvo específico, com o objetivo de fortalecer a marca de uma empresa, organização ou instituição no qual o jornalista trabalha ou presta serviços. É uma área muito fértil para o enriquecimento e amadurecimento profissional”, conta a jornalista Érica Soares.
Comunicação institucional
Também conhecida como comunicação empresarial ou corporativa, a função principal dessa área é o cuidado com a imagem da empresa/cliente junto a seus colaboradores (público interno) ou consumidores e sociedade (público externo), como explica o egresso Gustavo Coura.
“Trabalho atualmente no Ministério da Economia da França, no segmento de comunicação institucional. Lido diariamente com questões burocráticas e com a produção de redações, organização de eventos e visitas técnicas. Meu cargo no Ministério me permite ter uma visão mais ampla do funcionamento do gabinete, das instituições na França e observar também, a imagem que o país onde estou têm da comunicação e do profissional jornalista”, explica.
Jornalismo digital
Com o avanço da tecnologia e o uso cada vez maior das mídias digitais, o Jornalismo Digital tornou-se um dos segmentos mais atuais do universo jornalístico. O profissional que atua nessa área é responsável por criar um planejamento estratégico, produzir temas relevantes para publicação em sites, portais e blogs, de notícias ou corporativos.
Social media
Jornalistas mais ligados às redes sociais podem fazer carreira como social media. Nessa área, o profissional atua alimentando as redes sociais do seu cliente, por meio de conteúdos estratégicos e ricos, que pode ser da empresa onde trabalha, de uma Organização Não Governamental (ONG) ou até uma personalidade (artista, político e atleta), com informações, posts e interatividade com o público-alvo.
Segundo Brenda Duarte essa é uma das áreas do jornalismo que mais exige atualização profissional. “O jornalista que atua como social media deve ficar atento às constantes novidades tecnológicas que surgem para melhorar o acesso dos usuários às redes sociais. Além de produzir conteúdos relevantes, com linguagem adequada para as mídias sociais e interagir com os públicos de cada rede social”, ressalta a social media e egressa do Unileste.
Fotojornalismo
Os apaixonados pela fotografia podem se dedicar à carreira de fotojornalista. Afinal, uma imagem vale mais que mil palavras, não é mesmo? Nesse ramo de atuação, o profissional é responsável por fazer registros fotográficos de fatos cotidianos, eventos, locais e personalidades, além de trabalhos artísticos. Geralmente, o trabalho de um fotojornalista ilustra reportagens em veículos impressos e digitais, artigos, livros, revistas, documentários e outros materiais jornalísticos.
Jornalismo esportivo
A maioria dos estudantes de jornalismo ingressam na graduação com o sonho de trabalhar na área de esporte, seja cobrindo grandes eventos ou fazendo assessoria para clubes ou atletas.
Foi o que aconteceu com a egressa Giovanna Pires. “Desde o início eu sonhava em trabalhar com o jornalismo esportivo e foi por isso que entrei no curso. Durante a graduação, em cada oportunidade por meio de projetos e das atividades, eu dava um jeito de abordar pautas voltadas para o esporte. Cheguei a atuar em outras áreas ainda durante o curso, mas sempre com foco no que eu queria. Hoje, atuo como repórter setorista do Atlético no jornal O Tempo e na rádio Super 91,7 FM, em Belo Horizonte. É muito satisfatório fazer parte da editoria de esportes, com o qual sempre quis trabalhar”, revela.
Para quem deseja trabalhar com o jornalismo esportivo, Giovanna destaca: “é preciso, além é claro, de se interessar e entender um pouco de cada modalidade esportiva, acompanhar as mudanças do mercado da bola e dos outros esportes e se inteirar cada vez mais para o mundo digital”.
Produção
O profissional que escolhe a produção pode atuar em televisão, rádios, produtoras de vídeos, entre outros, com a sugestão de pautas, levantamento de fontes, personagens, locais para filmagens e agendamento de entrevistas. De acordo com o jornalista Alan Souza, este profissional precisa estar antenado com os principais acontecimentos regionais, nacionais e internacionais, entender bem o público-alvo e conhecer as tendências que podem se tornar notícia.
Viu como as áreas de atuação do Jornalismo são bastante dinâmicas? Essas são algumas das possibilidades de carreira que esta profissão proporciona. Ficou interessado em fazer a graduação em Jornalismo? Clique aqui e conheça o curso do Unileste.
Publicado por Érica da Costa Soares Rocha