Administração
Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal oferece elaboração gratuita de IR
Por meio do projeto de extensão Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), o Unileste oferta gratuitamente à comunidade, elaboração de Declarações de Imposto de Renda de Pessoa Física (DIRPF 2021). O serviço é prestado pelos estudantes dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, com a supervisão de professores.
Segundo a docente responsável pelo projeto de extensão, Ma. Fabrícia Souza Teixeira, os atendimentos visam facilitar os trâmites para os cidadãos que têm obrigação de declarar os impostos. “Com o NAF, o Unileste ajuda os contribuintes que precisam de auxílio para elaborar a Declaração de IR e não podem contratar os serviços de um contador. Além disso, promove-se o contato dos universitários com a prática profissional, por meio da prestação de serviços de qualidade”, afirma Fabrícia.
Atendimentos
Para ser atendido, o contribuinte deve ter rendimentos de até R$52.800,00/ano de renda tributável e não possuir mais de duas fontes de rendimentos. Também não poderão ser atendidos os contribuintes com rendimentos oriundos da atividade rural, de operações em bolsa de valores, de mercadoria, de futuros e assemelhados, ou contribuintes com rendimentos oriundos de ganho de capital na alienação de bens ou direitos, sujeito à incidência do imposto.
O NAF receberá pedidos para elaboração de declarações somente até o dia 13 de abril, com limitação de 24 atendimentos por dia, mediante apresentação de senha. Os atendimentos serão realizados pessoalmente, sempre das 19h às 22, no NAF – Bloco V, salas 107/109 (campus Coronel Fabriciano), nos seguintes dias: 16, 17, 24, 28, 30 e 31 de março e 07, 11, 13, 25 e 27 de abril (os dois últimos dias serão reservados apenas para devolução de declarações/documentos).
Para utilizar o serviço de elaboração gratuita da Declaração de Imposto de Renda é necessário estar munido dos seguintes documentos:
- cópia da última declaração (se tiver);
- comprovantes de rendimentos, inclusive dos dependentes;
- comprovantes de pagamentos de escola, planos de saúde, despesas médicas, odontológicas e planos de previdência privada;
- extratos bancários com a posição patrimonial do contribuinte no início e ao final do exercício;
- documentação que comprove os bens a serem declarados, bem como seus valores de aquisição ou venda dentro do exercício (nº de inscrição do imóvel no IPTU e para os veículos o nº do RENAVAM;
- comprovação da posição financeira de dívidas existentes (financiamentos, empréstimos, etc.);
- dados dos dependentes (nome, vinculação, data de nascimento e CPF);
- em caso de algum rendimento em virtude de sentenças judiciais, encaminhar comprovante;
- caso seja autônomo, enviar os rendimentos e também os comprovantes de pagamento de previdência oficial (necessário nº do PIS).
Durante o atendimento, será solicitado ao contribuinte que preencha um termo em que constará a relação dos documentos apresentados, responsabilizando-se pela veracidade de todas as informações repassadas.
Mais informações sobre os serviços prestados podem ser obtidas pelo e- mail: naf.unileste.2022@gmail.com.
Publicado por Brenda Duarte