Engenharia Química
Produção acadêmica científica do Unileste é publicada na Revista de Química Industrial
A docente Marluce Teixeira Andrade Queiroz e a discente do curso de Engenharia Química Tayla Luiza Pereira Borges em parceria com o pesquisador de pós-doutorado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Claudinei Fernandes de Melo, tiveram um artigo científico, publicado na Revista de Química Industrial (RQI), edição nº. 771/2021. Confira a publicação, aqui.
O artigo intitulado “Estudo de caso: experimentações com o uso do processo fenton homogêneo”, realizado no laboratório de Química do Unileste, teve o objetivo de levantar metodologias capazes de promover a descontaminação das águas residuárias, devido à atuação das indústrias têxteis na utilização de corantes no tingimento dos tecidos, visando minimizar os impactos da degradação ambiental, causados por essa exploração antrópica.
Segundo a professora e autora Dra. Marluce Teixeira Andrade Queiroz, o trabalho analisou a aplicabilidade do Processo Oxidativo Avançado (POA) que depende da geração de radicais livres reativos, como o radical hidroxila (HO•), para resultar em radicais orgânicos menos estáveis que propiciam uma série de reações de degradação terminando nos produtos de mineralização, como gás carbônico, água, íons inorgânicos e subprodutos com menor toxicidade. “O estudo de caso se referiu ao desenvolvimento de experimentações científicas relacionadas com a degradação do corante aplicando a técnica do Fenton Homogêneo, um tipo de POA, que implica em oxidação catalítica de compostos orgânicos na presença de sais de ferro e peróxido de hidrogênio em pH próximo a 3”, detalha a docente.
Dentre os principais achados do estudo, verificou-se que o POA possibilitou a redução da cor e demanda química de oxigênio, dentre outros parâmetros físico-químicos, desse modo, a sua aplicação favorece a proteção dos componentes bióticos e abióticos, assim, contribuindo para manutenção do meio ambiente limpo, saudável e sustentável. Na prática, esta forma de tratamento aumenta a taxa de remoção de poluentes tóxicos, com custo relativamente baixo e facilidade operacional.
A discente Tayla Luiza Pereira Borges, coautora e bolsista do programa de iniciação científica da Fundação de Amparo e Pesquisa (FAPEMIG), destaca que para o desenvolvimento da pesquisa foi essencial também uma extensa revisão bibliográfica. “O estudo proporcionou uma revisão sistemática da literatura, uma etapa fundamental do trabalho, que permitiu obter uma ideia precisa sobre o estado atual do conhecimento pertinente ao tratamento de efluentes e adquiri conhecimento, que certamente, contribuirá para a minha vida profissional futura. Considero de grande relevância a minha inclusão no programa de pesquisa sendo uma forma de preparação qualificada para o mercado de trabalho”, reforça.
Para o professor e coordenador do curso de Engenharia Química do Unileste, Dr. Leonardo Rodrigues Paes de Lima, a publicação do trabalho evidencia a sintonia entre as atividades acadêmicas e a pesquisa da Instituição. “No curso, estudos técnicos são estimulados, pois contribuem para promover a integração entre o ensino teórico e experimentação científica. Além disso, essa linha dinâmica oportuniza a produção escrita, domínio técnico e interação com pesquisadores de outras instituições. É satisfatório ver um estudo tão complexo dos nossos acadêmicos, divulgado em uma revista especializada da química”, comenta.
Sobre a revista
A Revista de Química Industrial (RQI) é um veículo nacional especializado nas áreas de engenharia química e química industrial. Publica artigos técnico-científicos relacionados à área industrial e à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI), inclusive o desenvolvimento de técnicas analíticas, que contribuam para o entendimento acerca de aspectos como riscos à saúde, impactos ambientais, ecoeficiência, emprego de novos materiais, entre outros. Produções que contemplam os critérios de avaliação são publicados pela revista.
Publicado por Érica da Costa Soares Rocha