dez
Engenharia Elétrica

Professor dá dicas de como economizar energia nos meses mais quentes do ano

Hoje (21), inicia o verão e as altas temperaturas características da estação, que se estende até o dia 20 de março 2022, podem elevar o consumo de energia elétrica nas residências e comércios, deixando a conta de luz mais cara. Por isso, o professor e coordenador do curso de Engenharia Elétrica do Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais (Unileste), Luciano Bittencourt de Abreu, alerta que o consumo de energia deve ser melhor observado pelos usuários neste período do ano, adotando medidas simples para o uso dos equipamentos elétricos.

Com o calor, aparelhos como ar-condicionado, ventiladores, geladeiras e freezers são mais utilizados. Além disso, o aumento do consumo de energia com televisão e jogos eletrônicos, devido às férias das crianças e adolescentes também contribuem para elevar o valor da fatura. Sendo assim, o professor explica que com algumas pequenas adaptações e mudanças no consumo diário é possível alcançar resultados bem interessantes na hora de pagar a conta de luz e, assim, não comprometer o orçamento doméstico do mês.

“A economia já começa na compra de eletrodomésticos. Uma dica é observar os selos dos equipamentos, pois, por meio deles é possível saber mais sobre o consumo e eficiência dos aparelhos. Nas etiquetas é possível ver informações de consumo importantes como o Selo Procel, que classifica de A até G a eficiência dos aparelhos, sendo A os mais eficientes e G os menos eficientes. Também é preciso observar o consumo em KwH”, conta Luciano.

A partir disso, outra dica importante é saber quais são os principais aparelhos que mais consomem energia em uma residência. “O consumidor precisa conhecer os “vilões” do consumo na sua casa. O chuveiro elétrico; ar-condicionado; torneiras elétricas; geladeiras; ferro elétrico; lâmpadas incandescentes e máquina de lavar roupa são equipamentos que, pelo princípio de funcionamento, demandam maior energia. Portanto, a utilização desses recursos deve ser repensada”, comenta. “A geladeira, por exemplo, não deve ficar próxima de fogão, micro-ondas e forno, pois ela tende a consumir maior quantidade de energia para manter a temperatura. Além disso, é importante se atentar para o tempo e frequência da abertura da porta da geladeira”, complementa o docente.

Entre as dicas para reduzir o consumo, estão manter a temperatura do ar-condicionado entre 21ºC e 24ºC, ajustar o chuveiro elétrico para o “modo verão” e não deixar equipamentos ligados quando não estiver ninguém utilizando. Ainda segundo o educador, outro ponto que merece destaque é a iluminação da casa. O ideal é aproveitar a iluminação natural para clarear os ambientes, mantendo janelas e cortinas abertas durante o dia. Além disso, trocar as lâmpadas incandescentes por fluorescentes ou LED, que consomem de 60% a 80% menos energia, ajuda a minimizar os futuros gastos.

O docente acrescenta que apostar em iluminação portátil e sensorial também pode ser uma boa alternativa de economia. “Em corredores e escadas, onde há uma rápida circulação de pessoas, é possível instalar sensores de presença para que a luz não fique acesa por muito tempo”, finaliza.

Além disso, comportamentos eficientes na utilização da energia no dia a dia, como banho mais curto, apagar as luzes de ambientes vazios e evitar deixar aparelhos no modo stand by, são essenciais para que o consumidor evite surpresas na fatura de luz, sem, necessariamente, abdicar do conforto.

Publicado por Érica da Costa Soares Rocha

16 julho 2024
Unileste participa da 34ª Expo Usipa
12 julho 2024