out
Geral

Projeto de Assistência em Arquitetura do Unileste é apresentado em congresso internacional em Lisboa

As ações extensionistas direcionadas à ATHIS (Assistência Técnica em Habitações de interesse social) desenvolvidas pelo curso de Arquitetura e Urbanismo do Unileste, alcançaram um importante marco internacional. O trabalho, atualmente sob a coordenação da professora Ma. Kênia Alves, que visa a melhoria de habitações populares, principalmente em Coronel Fabriciano, foi selecionado para ser publicado e apresentado no 5º Congresso Internacional da Habitação no Espaço Lusófono (5CIHEL), realizado em Lisboa, Portugal, na primeira semana de outubro.

As ações, metodologias e resultados do META Athis foram expostos no 5CIHEL pelo coautor do artigo científico do projeto, o professor Dr. Cássio de Lucena, que atuou como docente no Unileste e hoje integra a equipe acadêmica da Universidade de Lisboa. A iniciativa se baseia na Lei Federal nº 11.888/2008, que garante assistência técnica em arquitetura para famílias com renda de até três salários mínimos, contribuindo para a melhoria das condições de vida dessas famílias.

Segundo a professora Kênia Alves, o projeto apresentado no congresso internacional é uma atividade de impacto muito positivo para os estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo e para as famílias beneficiadas pelas ações. “Podemos afirmar que as práticas que temos institucionalmente, com base na Lei Athis, contribuem para que mais pessoas tenham condições de moradia digna e para que os futuros profissionais que vivenciam a experiência tenham conhecimento sobre a responsabilidade social que temos”.

Saiba mais sobre o 5º Congresso Internacional da Habitação no Espaço Lusófono e leia o artigo “Assistência Técnica de Habitação de Interesse Social (Athis) como Prática de Ensino e Extensão em Arquitetura e Urbanismo” clicando aqui.

Publicado por Juliana Gonçalves Passos

11 outubro 2024
Estudantes de Engenharia Química são aprovadas no programa de trainee da Usiminas
09 outubro 2024