Geral

‘Seminário de Engenharia Sanitária e Ambiental’ discute plantio de eucalipto e seus efeitos na Bacia do Rio Doce

Marcelino Marcelino aponta a pesquisa como o caminho para o desenvolvimento de práticas ambientalmente sustentáveisNesta quinta-feira (2), os riscos e benefícios do plantio de eucalipto estarão em pauta na programação do ‘Seminário de Engenharia Sanitária e Ambiental’ do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG). O assunto será amplamente discutido por meio da apresentação do projeto ‘Biomonitoramento de águas superficiais em plantios florestais da Cenibra’, desenvolvido com participação dos alunos Helena Guimarães Carneiro, Glaucione Vilela Vidal, Víctor de Castro Alípio e Marcelino Gonçalves Barbosa, sob orientação do professor doutor Millôr Godoy Sabará. O evento tem início às 19h no Auditório Padres do Trabalho, no campus de Coronel Fabriciano.

“Como o plantio de eucalipto é bastante intenso na área do médio Rio Doce, esta prática sempre esteve cercada da polêmica de que esse tipo de plantio consome grande quantidade de água, afetando diretamente os corpos hídricos da região. Assim, a pesquisa foi desenvolvida com o propósito de desmistificar a prática do plantio de eucalipto, buscando a sustentabilidade ambiental por meio de manejos mais eficazes”, explica Marcelino.

Gratuito e aberto ao público, o ‘Seminário de Engenharia Sanitária e Ambiental’ acontece em quatro edições durante o semestre letivo, com o objetivo de promover o contato e socializar informações entre estudantes e profissionais da área. Para participação, não é necessária a inscrição prévia. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (31) 3846-5606 e 3846-5659.

Monitoramento ambiental
Em andamento desde 2006, em parceria com a Cenibra e a Fundação Geraldo Perlingeiro de Abreu (FGPA), o projeto tem se desenvolvido a partir do monitoramento da quantidade e da qualidade da água em regiões em que ocorre o plantio de eucalipto. Para tanto, utiliza-se um tipo específico de alga biomonitora, e as amostras coletadas são analisadas no Laboratório de Pesquisa Ambiental do Unileste.

Além da observação dos recursos hídricos nos locais afetados, os pesquisadores realizam coletas de solo, comparando amostras utilizadas para diferentes culturas, em diferentes regiões da Bacia Hidrográfica do Rio Doce. As amostras têm sido recolhidas em áreas preservadas de Mata Atlântica, no município de Ipatinga; em pontos destinados ao plantio de eucalipto, um na cidade de Peçanha e outro no município de Açucena; em pontos de pastagem na cidade de Peçanha; e numa área em que se iniciou com cobertura de pastagem, sendo posteriormente substituída pelo plantio de eucalipto, no município de Bugre.

O projeto tem conclusão prevista para dezembro deste ano, mas já foi apresentado no ‘VIII Congresso Brasileiro de Limnologia’, realizado no Rio de Janeiro. Para Marcelino, “os resultados da pesquisa deverão indicar um caminho de práticas ambientalmente mais sustentáveis para o plantio de eucalipto, através do conhecimento mais profundo das necessidades e efeitos desta espécie sobre o meio ambiente e seus recursos”, afirma.

A Coordenadora do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental, Rosângela Paranhos acredita que os ‘Seminários’ têm funcionado como uma maneira de “externar as produções acadêmicas, levando à sociedade como um todo, estudos, pesquisas e reflexões que poderão contribuir para a preservação do meio ambiente e para a melhoria da qualidade de vida da população”, finaliza.

25 setembro 2024
PIX: nova modalidade de pagamento da mensalidade está disponível
25 setembro 2024
Palestra sobre Cibersegurança celebra os dias do Administrador e Contador