Notícias
Sustentabilidade marca apresentações de trabalhos da 4ª Semana Politécnica
Na última sexta-feira (24), o Unileste encerrou a 4ª edição da Semana Integrada das Escolas Politécnica e Ciências Sociais e Aplicadas. Foram cinco dias aprofundando assuntos relacionados a todos os cursos envolvidos por meio de palestras, debates, apresentações orais, de trabalhos de conclusão de curso (TCC), científicos, projetos integradores e de extensão.
“O evento oportunizou aos estudantes discutirem e conhecerem temas que vão além da sala de aula. Nesta edição, por exemplo, vários profissionais passaram por aqui e compartilharam assuntos relacionados a diferentes áreas como meio ambiente, energia renovável, carreira do profissional, entre outros. São conteúdos que complementam a formação integral do estudante e, que contribuem, significativamente, com o seu processo de ensino-aprendizagem”, explicou o coordenador do curso de Engenharia Química, Leonardo Ramos Paes de Lima.
A diversidade temática também pôde ser observada nos 34 trabalhos apresentados pelos estudantes durante a Semana. Vários projetos foram desenvolvidos com o intuito de criar um pensamento crítico em relação à preservação do meio ambiente, formas de reaproveitar resíduos descartados e o uso consciente dos recursos naturais.
Dentre as exposições, um grupo formado por estudantes das Engenharias Civil, Elétrica e Mecânica, desenvolveu o projeto “Smart Home: Casa inteligente”, visando a eficiência energética de uma casa a partir do controle de dispositivos. Os alunos pesquisaram, projetaram e montaram um sistema funcional, de fácil instalação e baixo custo.
Para o universitário, Lucas Morais Araújo de Oliveira, do 8° período do curso de Engenharia Química, eventos acadêmicos como a Semana Integrada Politécnica, o permite ficar mais próximo da realidade da profissão escolhida. “Além de participar das ações da minha graduação, tive a oportunidade de prestigiar trabalhos relacionados a outras engenharias. Apesar de serem áreas diferentes, tenho consciência de que essa diversidade de abordagens contribui para um aprendizado ainda mais sólido”, pontuou.
Publicado por Érica da Costa Soares Rocha