2022
nov
17
Geral

Semana da Consciência Negra: Respeito não tem cor, tem consciência

As manifestações de racismo renovam em nós a vergonha, demonstrando que os progressos da sociedade não estão assegurados de uma vez por todas.”
Papa Francisco 

O Grupo UBEC promove, entre os dias 20 e 26 de novembro, a Semana de Mobilização da Consciência Negra – uma iniciativa de combate ao racismo estrutural em nossa sociedade. O dia 20 de novembro, celebrado nacionalmente como o Dia da Consciência Negra, faz referência à morte do líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi, em 1695. 

O racismo estrutural é o conjunto de hábitos e práticas cotidianas que reproduzem, ainda que sem intenção expressa, o preconceito racial. Esta prática reflete décadas de negação dos direitos e condições subumanas de vida às pessoas negras – durante a escravidão e mesmo depois de sua abolição. Após o fim do período escravocrata, uma série de políticas desiguais contribuíram para restrições de ascensão social e perpetuação da discriminação. 

De acordo com o Geledés – Instituto da Mulher Negra, o racismo deve ser reconhecido como um “sistema, uma vez que se organiza e se desenvolve através de estruturas, políticas, práticas e normas capazes de definir oportunidades e valores para pessoas e populações a partir de sua aparência atuando em diferentes níveis: pessoal, interpessoal e institucional” (Racismo Institucional, 2013). 

A desigualdade racial no Brasil 

  • 77% das vítimas de homicídios no Brasil são negros 
  • A chance de um negro ser assassinado é 2,6 maior do que a de um branco 
  • 67% das mulheres vítimas de homicídio em 2019 eram negras 

Fonte: Atlas da Violência, 2021 

Atuar efetivamente no combate ao racismo é um dever de todos. Como organização, entendemos que a pluralidade é uma grande riqueza da nossa sociedade e para apoiar e manter o nosso compromisso com a diversidade, todos temos a responsabilidade de demonstrar respeito e criar ambientes inclusivos e respeitosos (Código de Conduta Ética, UBEC). 

Publicado por Brenda Duarte

Notícias Recentes

26 abril 2024
O Reitor do Unileste decreta luto de três dias pela morte de Athos Saulo Reis, estudante de Eng. de Software
25 abril 2024
Unileste celebra 60 anos de Ipatinga com ações gratuitas no Parque Ipanema