2023
mar
31
Geral

 MEC divulga indicador de qualidade e Unileste é referência no ensino superior em Minas 

A Instituição está entre os cinco melhores centros universitários particulares do estado e a única com IGC 4 na Região Metropolitana do Vale do Aço. 

Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram nesta semana, o Índice Geral de Cursos (IGC) e o Conceito Preliminar de Curso (CPC), dois dos principais indicadores nacionais de qualidade da educação superior. O Unileste conquistou, mais uma vez, o IGC 4, numa escala de 1 a 5, certificando sua excelência. 

Desde 2007, ano em que iniciou o cálculo do indicador, o Unileste é a única Instituição de Ensino Superior particular com esse resultado na Região Metropolitana do Vale do Aço. Com o resultado divulgado neste ano, está entre os cinco melhores centros universitários particulares do estado de Minas Gerais, passando do sexto para o quarto lugar no ranking. 

“O resultado é fruto da colaboração de toda a comunidade acadêmica e o reconhecimento da nossa organização curricular, da proposição de metodologias ativas, do corpo acadêmico e administrativo capacitado, infraestrutura de ponta, presença contínua na comunidade e contribuição para o desenvolvimento regional”, afirma o reitor do Unileste, Dr. Genésio Zeferino. 

O cálculo do IGC é realizado anualmente e leva em consideração a média do Conceito Preliminar do Curso (CPC) dos últimos três anos e a avaliação dos cursos de pós-graduação de cada instituição de ensino superior. O Índice varia de 1 a 5 e as instituições com notas 4 e 5 são consideradas de excelência. 

O reitor também reitera que as conquistas não param por aí. O resultado do IGC e CPC revelam outros motivos para comemorar. “85% dos nossos cursos em oferta possuem conceitos 4 e 5 no CPC e o curso de Pedagogia do Unileste é o um dos dois únicos cursos, em Minas Gerais, com nota máxima no MEC (CPC 5)”, atesta. 

Como método de análise, o CPC e o IGC consideram os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação. Nesse sentido, são considerados os conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial e a satisfação dos universitários com as IES, avaliados por meio de questionário. 

Mais comemorações 

O Centro Universitário recebe o resultado dessas conquistas na semana de seu aniversário de fundação. No dia 1º de abril, sábado, o Unileste celebra 54 anos de história – fortalecendo, desde então, o desenvolvimento regional por meio da educação integral, inovação, empreendedorismo e compromisso social. A IES cresceu com o Vale do Aço e consolidou-se como instituição-referência no Vale do Aço, uma escola de cidadania. A Instituição oferece 23 cursos de graduação nas áreas de comunicação, tecnologia, gestão e negócios, saúde, engenharias e educação. Além de cursos de pós-graduação e opções de formação e atualização profissional na modalidade Educação a Distância (EaD). 

Publicado por Daniella Andrade Oliveira

Notícias Recentes

26 abril 2024
O Reitor do Unileste decreta luto de três dias pela morte de Athos Saulo Reis, estudante de Eng. de Software
25 abril 2024
Unileste celebra 60 anos de Ipatinga com ações gratuitas no Parque Ipanema