Unileste entre os 3 melhores centros universitários de Minas

O Unileste mais uma vez se sobressai no panorama do ensino superior no Brasil. Nesta terça-feira (02), o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram os resultados do Índice Geral de Cursos (IGC) e do Conceito Preliminar de Curso (CPC) de 2022, dois dos mais cruciais indicadores de qualidade no contexto educacional nacional. O Unileste alcançou  IGC 4, numa escala de 1 a 5, validando sua excelência. Essa conquista estabelece a IES como um dos três melhores centros universitários particulares do estado.

Desde a instituição do IGC em 2007, o Unileste se mantém como a única instituição de ensino superior particular na Região Metropolitana do Vale do Aço a alcançar tal resultado. Este feito demonstra o compromisso da Isntituição com a oferta de um ensino de qualidade, reconhecido pelos principais órgãos de avaliação do país.

O corpo docente e discente do Centro Universitário também obteve resultados expressivos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2022, consolidando a Instituição como referência em educação superior no Vale do Aço. Dos cursos de graduação oferecidos pela IES, 95% possuem conceito (CPC) 4 ou 5.

Entre as graduações do Unileste avaliadas no Enade 2022, todas alcançaram CPC 4: Administração, Ciências Contábeis, Direito, Publicidade e Propaganda e Psicologia. Destacando-se, o curso de Jornalismo obteve a segunda melhor nota entre as instituições particulares de Minas Gerais; os cursos de Ciências Contábeis, Direito e Psicologia também foram notáveis, figurando entre os melhores cursos do Vale do Aço, no Enade Contínuo.

Para o reitor, Dr. Genésio Zeferino, a importância dessas conquistas transcende as notas obtidas, refletindo não apenas o desempenho acadêmico da instituição, mas também sua influência direta na decisão dos futuros estudantes ao escolher onde cursar suas graduações. “Nossos resultados no Enade são uma prova da solidez e do comprometimento de nossa comunidade acadêmica. As boas notas que nossos estudantes alcançaram no Enade não são meros indicadores de nosso desempenho acadêmico; elas representam a dedicação e a busca constante pela excelência de nossos professores, estudantes e equipe administrativa. É uma evidência de que nossos métodos de ensino, nossos programas e práticas pedagógicas estão alinhados com as demandas educacionais e do mercado de trabalho”, enfatiza.

Análise dos indicadores de qualidade

A avaliação dos indicadores de qualidade, como o CPC e o IGC, baseia-se na análise dos resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que avalia o desempenho dos estudantes que estão concluindo os cursos de graduação. O cálculo do IGC é realizado anualmente, considerando a média do Conceito Preliminar de Curso (CPC) dos últimos três anos, bem como a avaliação dos cursos de pós-graduação de cada instituição de ensino superior. Esse índice varia de 1 a 5, sendo que as instituições que recebem notas 4 e 5 são reconhecidas pela excelência.

Durante essa análise, são considerados os conteúdos programáticos estabelecidos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades que possibilitam o aprofundamento da formação geral e profissional, o grau de atualização dos estudantes em relação à realidade brasileira e mundial, além da satisfação dos universitários com as instituições de ensino superior, avaliada por meio de questionários.

Mais comemorações

O Centro Universitário recebeu a notícia dessa conquista na semana em que comemorava seu aniversário de fundação. No dia 1º de abril, o Unileste celebrou 55 anos de uma história marcada pelo fortalecimento do desenvolvimento regional através da educação integral, da inovação, do empreendedorismo e do compromisso social. Desde então, a Instituição cresceu junto com o Vale do Aço, tornando-se uma referência na região e uma verdadeira escola de cidadania. Oferecendo mais de 20 cursos de graduação nas áreas de comunicação, tecnologia, gestão e negócios, saúde, engenharias e educação, além de programas de pós-graduação e opções de formação e atualização profissional na modalidade Educação a Distância (EaD).

Publicado por Juliana Gonçalves Passos

13 maio 2024