Arquitetura e Urbanismo

Arquitetura em sintonia com a natureza: estudantes de Arquitetura reimaginam o Parque Estadual do Rio Doce

Unindo aprendizado prático e compromisso ambiental, os estudantes do 9º período do curso de Arquitetura e Urbanismo da disciplina “Estúdio: programas complexos e sustentabilidade”, sob a orientação do professor e coordenador Arthur Dornellas Oliveira, embarcaram em uma missão singular: repensar o Parque Estadual do Rio Doce (PERD) através da lente da arquitetura sustentável.

O ponto de partida para o trabalho foi uma visita técnica ao PERD, uma experiência sensorial imersiva que colocou os alunos em contato direto com o espaço para observar e estudar as características, necessidades e potenciais do Parque. “A turma foi estimulada e analisar de forma crítica as infraestruturas existentes, desde pontes e trilhas até centros de visitação. A partir daí, iniciamos o desenvolvimento de projetos arquitetônicos”, explica o professor Arthur. O docente esclarece ainda que cada proposta foi elaborada para garantir o mínimo impacto ambiental. “Os estudantes priorizaram a utilização de materiais reciclados e técnicas de construção sustentáveis para integrar, da forma mais harmoniosa possível, o ambiente natural e os espaços de visitação pública”, finaliza.

Participante das atividades, a estudante Ester Gomes resume a experiência como “um mergulho profundo no conhecimento e reconhecimento do papel da arquitetura em ações sustentáveis”. “O projeto no Parque Estadual do Rio Doce nos deu uma visão diferenciada da reserva de Mata Atlântica e propôs um verdadeiro desafio. Através da criação de um Masterplan – ferramenta de planejamento que projeta o futuro -, idealizamos soluções viáveis que beneficiarão o Parque”, declara Ester.

Arthur Dornelas Oliveira (de blusa verde), professor e coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo do Unileste, e estudantes do 9º período do curso.

O resultado final desse trabalho é um conjunto de propostas que aprimoram a experiência dos visitantes do PERD e fortalecem o compromisso com a conservação ambiental. Entre os projetos, destacam-se:

• Centros de Interpretação Ambiental: Espaços interativos e educativos, projetados para promover a conscientização sobre a importância da preservação ambiental e disseminar conhecimento sobre a rica biodiversidade do Parque.
  • Mirantes Elevados: Estruturas estrategicamente posicionadas para oferecer vistas panorâmicas deslumbrantes da paisagem natural, convidando os visitantes à contemplação.
  • Trilhas Ecológicas Acessíveis: Caminhos planejados para garantir o acesso seguro e inclusivo de pessoas com diferentes níveis de mobilidade, permitindo que todos possam desfrutar das belezas do PERD.
  • Áreas de Descanso Sustentáveis: Espaços equipados com mobiliário rústico e construídos com materiais naturais, convidando os visitantes ao relaxamento e à conexão com a natureza.

União pela Casa Comum

As atividades e projetos foram possíveis graças à colaboração entre o Unileste e o PERD, mediada pelo Instituto Ekos Brasil. Essa parceria estratégica uniu expertise, recursos e um compromisso compartilhado com a preservação ambiental e o desenvolvimento social.

Por meio do Termo de Compromisso e Cooperação Técnica entre as instituições, são elaborados de possíveis projetos de preservação e de ação social no Parque e com as comunidades do entorno. “Nós exercemos nosso papel enquanto espaço educativo e socialmente responsável, e formamos profissionais que entendem a responsabilidades individual e coletiva com o planeta”,  esclarece o professor Arthur Dornellas Oliveira.

Parque Estadual do Rio Doce/MG (Foto: Evandro Rodney)

80 anos do PERD: um mosaico de biodiversidade e histórias

Em 2024, o Parque Estadual do Rio Doce (PERD) completa 80 anos como um dos mais importantes santuários naturais de Minas Gerais. O PERD é um símbolo da biodiversidade brasileira e engloba o maior fragmento de Mata Atlântica preservada do estado. Ao longo de sua história, o Parque se tornou um refúgio para inúmeras espécies de fauna e flora, muitas delas ameaçadas de extinção, e um palco para a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável.

O PERD é um refúgio seguro para o muriqui-do-norte, maior primata das Américas, ameaçado de extinção; a braúna-preta, um mamífero de hábitos noturnos, essencial para o equilíbrio do ecossistema local; e inúmeras outras espécies de aves, anfíbios, répteis e insetos, além de árvores e flores raras e próprias da região.

3º Seminário Ambiental do Unileste

Para celebrar as oito décadas de fundação do Parque, o 3º Seminário Ambiental do Unileste contará com uma programação voltada ao espaço. Com o tema “Restauração de ecossistemas: desafios e perspectivas para a sociedade”, o evento tratará entre os dias 9 e 14 de junho, sobre as mudanças climáticas e a perda de biodiversidade, para incentivar o debate sobre os desafios socioambientais de grande escala no Brasil e no mundo.

O Seminário contará com mesas-redondas, palestras, apresentações de Projetos de Iniciação Científica dos cursos do Unileste e a 3ª edição da Caminhada Ecológica no Parque Estadual do Rio Doce. Mais detalhes sobre a programação e como participar serão divulgados em breve.

Publicado por Brenda Duarte

28 junho 2024
UNILAB apresenta rebrandig de ONGs de Timóteo e Santana do Paraíso
26 junho 2024